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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66399

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBONA, Viviane de-
dc.contributor.authorLINS, Charbele Júlia Ferreira-
dc.date.accessioned2025-10-07T13:08:43Z-
dc.date.available2025-10-07T13:08:43Z-
dc.date.issued2025-01-17-
dc.identifier.citationLINS, Charbele Júlia Ferreira. As representações sociais da arte na Educação Infantil: sentidos compartilhados por professoras de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66399-
dc.description.abstractA inserção da arte na educação escolar é atravessada por transformações sociais, culturais e educacionais que marcaram o cenário brasileiro. Com a promulgação da Lei 9.394/96, o Ensino de Arte passa a integrar o currículo escolar da Educação Básica. Nesse contexto, a Arte deve ser integrada às vivências da Educação Infantil perpassando os cinco campos de experiência. Compreende-se que além de ser influenciada por documentos normativos, as vivências artísticas possibilitadas em suas práticas são orientadas pelas representações sociais que as/os docentes compartilham, que podem se constituir a partir dos pressupostos teóricos que fundamentam diferentes concepções de Ensino de Arte (Silva, 2005). Portanto, toma-se a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978) enquanto um arcabouço teórico para compreender as representações sociais acerca da Arte compartilhadas por professoras que atuam na Educação Infantil em Jaboatão do Guararapes- PE. Para tanto, foi realizada uma análise do campo semântico dessas representações, identificando tanto os elementos centrais quanto os periféricos, além das concepções de Ensino de Arte predominantes nas representações sociais compartilhadas pelas professoras. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário, um teste de associação livre de palavras (TALP) preenchido por 100 docentes e de imagens de algumas atividades pedagógicas realizadas pelas participantes. Os dados coletados passaram por uma análise de frequência simples e Análise Prototípica com o auxílio do software IRAMUTEQ. Em complemento, a Análise de Conteúdo, com base nos princípios de Bardin (1979), possibilitou encontrar os reflexos das representações sociais nos discursos expressos no questionário. Os resultados da análise prototípica indicam que os cognemas criatividade, pintura, desenho, expressão e liberdade ocupam a centralidade nas representações compartilhadas pelas professoras, acompanhados por outras 22 unidades cognitivas que integram o sistema periférico. Ao analisar as implicações das representações sociais na prática docente, a partir do questionário, foram categorizadas 20 vivências artísticas realizadas na Educação Infantil. Dentre essas vivências, a pintura e o desenho se mostraram mais frequentes, indicando certa coerência entre os sentidos e a prática das professoras. Na categorização das unidades cognitivas, conforme as concepções de ensino descritas por Silva (2005), constatou-se a predominância de elementos relacionados a Arte como expressão (41%), Arte como atividade (37%) e Arte como conhecimento (22%). Nesta análise não foi possível estabelecer uma relação direta das representações sociais com a concepção de Ensino de Arte como técnica, embora algumas vivências, como a dobradura, sugerissem uma preocupação com o domínio técnico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConcepções de Ensino de Artept_BR
dc.titleAs representações sociais da arte na Educação Infantil : sentidos compartilhados por professoras de Jaboatão dos Guararapes -pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3326297701040480pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe integration of Art into school education is shaped by social, cultural, and educational transformations that have marked the Brazilian context. With the enactment of Law 9.394/96, Art Education became part of the Basic Education curriculum. In this context, Art should be integrated into the experiences of Early Childhood Education, permeating the five fields of experience. It is understood that, in addition to being influenced by normative documents, the artistic experiences made possible in practice are guided by the social representations shared by teachers, which may be shaped by the theoretical assumptions underlying different conceptions of Art Education (Silva, 2005). Therefore, the Theory of Social Representations (Moscovici, 1978) is adopted as a theoretical framework to understand the social representations of Art shared by teachers working in Early Childhood Education in Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. To this end, a semantic field analysis of these representations was carried out, identifying both central and peripheral elements, as well as the predominant conceptions of Art Education in the social representations shared by the teachers. The data collection instruments consisted of a questionnaire, a free word association test (FWAT) completed by 100 teachers, and images of some pedagogical activities carried out by the participants. The collected data were analyzed through simple frequency analysis and prototypical analysis with the help of the IRAMUTEQ software. Additionally, content analysis, based on Bardin’s (1979) principles, enabled the identification of the effects of social representations in the discourses expressed in the questionnaire. The results of the prototypical analysis indicate that the cognemes creativity, painting, drawing, expression, and freedom occupy the central position in the representations shared by the teachers, accompanied by 22 other cognitive units that make up the peripheral system. When analyzing the implications of social representations in teaching practice, based on the questionnaire, 20 artistic experiences carried out in Early Childhood Education were categorized. Among these experiences, painting and drawing were the most frequent, indicating a certain coherence between meaning and practice among the teachers. In the categorization of cognitive units, according to the conceptions of teaching described by Silva (2005), a predominance of elements related to Art as expression (41%), Art as activity (37%), and Art as knowledge (22%) was found. In this analysis, it was not possible to establish a direct relationship between social representations and the conception of Art Education as technique, although some experiences, such as paper folding, suggested a concern with technical mastery.pt_BR
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