Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66341
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly | - |
dc.contributor.author | JAQUES, Allan Francisco Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-02T18:26:24Z | - |
dc.date.available | 2025-10-02T18:26:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-25 | - |
dc.identifier.citation | JAQUES, Allan Francisco Costa. Avaliação do perfil sociodemográfico e o letramento em saúde bucal de pessoas idosas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66341 | - |
dc.description.abstract | O comprometimento das funções orais com o envelhecimento afeta a qualidade de vida e é influenciado por determinantes sociais e pelo letramento em saúde bucal (LSB). Este refere-se à habilidade de acessar e usar informações de saúde para usufruir dos serviços odontológicos. Desta forma, este estudo buscou avaliar o perfil sociodemográfico e o letramento em saúde bucal de pessoas idosas de um grupo comunitário em Recife-PE. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa, realizada no Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no período de outubro a dezembro de 2023. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e um instrumento de avaliação do nível de LSB, o Health Literacy in Dentistry Scale (HeLD-14). Este é composto por quatorze perguntas com sete esferas investigativas, a pontuação varia entre 0 a 56 pontos, categorizando os participantes em alto e baixo letramento com base na mediana. Realizou-se a análise descritiva, o teste T e para três amostras independentes a Anova one way, com nível de significância de 5%. A amostra envolveu 110 pessoas idosas majoritariamente do sexo feminino (87%), autodeclarada na cor parda (55%), aposentada(o) ou pensionista (87%), vivendo sem companheiro(a) (58%), com nível superior (46%) e com renda familiar maior que 3 salários mínimos (45%). A mediana dos escores do HeLD-14 foi igual a 50 e 56% dos participantes apresentaram alto LSB. As pessoas idosas não aposentadas apresentaram nível de LSB significativamente mais baixo (p=0,026), e para todas as categorias das variáveis sociodemográficas a média do escore do HeLD-14 alto foi significativamente maior (p<0,0001). Contudo, itens relacionados a compreensão de informações de saúde bucal e barreiras econômicas tiveram pontuações mais baixas. Portanto, apesar de muitos idosos apresentarem alto nível de LSB, a dificuldade em compreender informações de saúde bucal e desafios socioeconômicos ainda afetam significativamente essa população. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Letramento em saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Demografia | pt_BR |
dc.subject | Idosos | pt_BR |
dc.title | Avaliação do perfil sociodemográfico e o letramento em saúde bucal de pessoas idosas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Crislayne Felix da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7316828290702995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The impairment of oral functions with aging affects quality of life and is influenced by social determinants and oral health literacy (OHL). This refers to the ability to access and use health information to benefit from dental services. Thus, this study sought to evaluate the sociodemographic profile and oral health literacy of elderly people from a community group in Recife-PE. This is a cross-sectional, descriptive and quantitative research, carried out at the Elderly Care Center of Federal University of Pernambuco (UFPE), from October to December 2023. A sociodemographic questionnaire and an instrument to assess the level of OHL, the Health Literacy in Dentistry Scale (HeLD-14), were applied. This consists of fourteen questions with seven investigative spheres, the score varies from 0 to 56 points, categorizing participants as high and low literacy based on the median. Descriptive analysis, t-test and one-way ANOVA for three independent samples were performed, with a significance level of 95%. The sample involved 110 elderly people, mostly female (87%), self-declared as brown (55%), retired or pensioner (87%), living without a partner (58%), with higher education (46%) and with a family income greater than 3 minimum wages (45%). The median HeLD-14 score was 50 and 56% of the participants had high LSB. Non-retired elderly people had a significantly lower LSB level (p=0.026), and for all categories of sociodemographic variables the mean high HeLD-14 score was significantly higher (p<0.0001). However, items related to understanding oral health information and economic barriers had lower scores. Therefore, although many elderly people have a good level of oral health literacy, the difficulty in understanding oral health information and socioeconomic challenges still significantly affect this population. Keywords: Health literacy; Oral health; Demography; Aged | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Odontologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Odontologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Allan Francisco Costa Jaques.pdf Artículo embargado hasta 2026-09-01 | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons