Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66313

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de-
dc.contributor.authorROGES, Rita de Cássia Loureiro-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Myrna Suellen Malafaia-
dc.date.accessioned2025-09-30T17:05:06Z-
dc.date.available2025-09-30T17:05:06Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-08-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Myrna Suellen Malafaia; ROGES, Rita de Cássia Loureiro; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Práticas de alfabetização no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso do livro didático da coleção “Entre Laços” por professores da rede municipal de Recife. Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66313-
dc.description.abstractMuito se fala sobre alfabetização e letramento e cada um tem uma ideia sobre o que essas palavras se referem, mas o que é alfabetização? No Brasil, a alfabetização vem sendo um desafio a ser cumprido, pois temos várias formas de alfabetizar. Os programas de aquisição de livros didáticos executados pelo Governo Federal destacam-se como uma das ações relevantes da União para apoiar a qualidade da educação nos estados e municípios. Diante da pluralidade de possibilidades de escolhas de livros e coleções a serem utilizadas pelos docentes no ciclo alfabetizador, esse projeto pretendeu analisar as práticas de alfabetização que podem ser desenvolvidas por professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Recife que utilizam o livro de Língua Portuguesa da coleção Entre Laços, aprovado pelo PNLD 2023, que aconteceu no âmbito da Política Nacional de Alfabetização (PNA), que defendia a instrução fônica como a mais eficaz para alfabetizar as crianças. Como procedimentos metodológicos realizamos a análise documental do Volume 1 da referida coleção, além de entrevista com uma professora que leciona em uma escola da Rede Municipal de Recife, e observações de suas aulas. Os resultados indicaram que, no que se refere à apropriação da escrita alfabética, o livro possui atividades com letras e fonemas em consonância com a PNA. Quanto aos usos do livro didático pela docente, a análise dos dados revelou que a professora utiliza o livro de maneira autônoma, relacionando-o com o seu planejamento e desenvolvendo estratégias para além do que o material recomenda.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.titlePráticas de alfabetização no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso do livro didático da coleção “entre laços” por professores da rede municipal de Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6136143314985024pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377713500986284pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Queiroz Roges.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons