Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66312

Compartilhe esta página

Título: Do Vazio à Vitalidade: hortas comunitárias como reapropriação coletiva de vazios urbanos
Autor(es): Vasconcelos, Karyne Peixoto de Aguiar
Palavras-chave: hortas comunitárias; agricultura urbana; requalificação urbana; práticas coletivas; arquitetura participativa; vazios urbanos; apropriação do espaço
Data do documento: 19-Ago-2025
Citação: VASCONCELOS, Karyne Peixoto de Aguiar. Do Vazio à Vitalidade: hortas comunitárias como reapropriação coletiva de vazios urbanos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho investiga a ocupação de vazios urbanos por meio de hortas comunitárias, compreendendo essa prática como uma estratégia de apropriação coletiva do espaço urbano frente às desigualdades socioespaciais. Os vazios urbanos, enquanto expressões materiais da especulação imobiliária e do planejamento excludente, representam uma falha na efetivação da função social da propriedade e contribuem para a fragmentação das cidades brasileiras. Diante da previsão de crescimento contínuo das áreas urbanas e da população urbana nas próximas décadas, torna-se urgente repensar a utilização desses espaços ociosos. Nesse contexto, as hortas urbanas surgem como formas de resistência e regeneração territorial, ao introduzirem práticas ecológicas e colaborativas em territórios marginalizados. A partir de estudos bibliográficos, entrevistas e visitas, é realizada a análise de três hortas comunitárias localizadas na cidade do Recife. Assim, o trabalho busca compreender como essas iniciativas tensionam o modelo de urbanização e reconfiguram as relações entre campo e cidade, produção e consumo. Além disso, propõe reflexões sobre os desafios e limitações enfrentados no processo de ocupação e sobre a participação do profissional de Arquitetura e Urbanismo nessas iniciativas. Ao propor uma leitura das hortas como práticas espaciais coletivas, o estudo aponta para a possibilidade de construção de cidades mais justas, sustentáveis e conectadas com as necessidades reais de seus habitantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66312
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Karyne Peixoto de Aguiar Vasconcelos.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons