Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66292

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rosane Maria Alencar da-
dc.contributor.authorSILVA, Patrícia do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-29T16:46:00Z-
dc.date.available2025-09-29T16:46:00Z-
dc.date.issued2025-09-15-
dc.identifier.citationSILVA, Patricia do Nascimento. Políticas de gestão de pessoas da UFPE e sua influência na motivação extrínseca dos servidores TAE's do CAV: Análise à luz da Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory- SDT). 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66292-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa como as políticas de gestão de pessoas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) influenciam os estados motivacionais extrínsecos dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s) do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), sob a ótica da Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory – SDT), desenvolvida por Deci e Ryan. A motivação extrínseca, segundo essa teoria, se apresenta em diferentes níveis de regulação - externa, introjetada, identificada e integrada -, os quais podem ser estimulados conforme o ambiente institucional e suas práticas de gestão. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico, aplicação de formulário estruturado com questões fechadas e abertas junto a servidores TAE’s do CAV, além de análise do Plano Estratégico Institucional sob a ótica da temática de Gestão de Pessoas e entrevista semiestruturada com representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (PROGEPE). Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com categorização das respostas e identificação de padrões com base nas interpretações construídas pelos participantes. Os resultados evidenciam que, embora a UFPE possua diretrizes e ações voltadas à valorização, reconhecimento e desenvolvimento dos seus servidores, ainda persistem fragilidades percebidas no que se refere ao feedback da gestão, oportunidades de progressão, ações formativas e alinhamento com valores pessoais. Com base nos achados, a pesquisa propõe recomendações que visam à melhoria das políticas de gestão de pessoas, com foco na promoção de um ambiente mais motivador e alinhado à autonomia, competência e pertencimento. Dessa forma, o estudo contribui para o fortalecimento das práticas institucionais e para o debate sobre estímulos motivacionais no serviço público federal, especialmente no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectTeoria da Autodeterminaçãopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.titlePolíticas de gestão de pessoas da UFPE e sua influência na motivação extrínseca dos servidores TAE's do CAV : Análise à luz da Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory- SDT)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1558875875576016pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9651674615477406pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes how the personnel management policies of the Federal University of Pernambuco (UFPE) influence the extrinsic motivational states of the Technical-Administrative Education (TAE) staff at the Vitória Academic Center (CAV), based on the Self-Determination Theory (SDT) developed by Deci and Ryan. According to this theory, extrinsic motivation manifests through different regulatory levels—external, introjected, identified, and integrated—which may be stimulated depending on the institutional environment and its management practices. This is a qualitative research, grounded in bibliographic analysis, a structured questionnaire with open and closed questions applied to TAE staff at CAV, and a semi-structured interview with the Pro-Rector of People Management and Quality of Life (PROGEPE). Data were analyzed using content analysis, with categorization of responses and identification of patterns based on the interpretations constructed by the participants. The results indicate that, although UFPE has guidelines and actions focused on valuing, recognizing, and developing its staff, perceived weaknesses remain regarding managerial feedback, career advancement opportunities, training actions, and alignment with personal values. Based on the findings, the study proposes recommendations aimed at improving people management policies, with a focus on fostering a more motivating environment aligned with autonomy, competence, and relatedness. Thus, the study contributes to strengthening institutional practices and to the broader discussion on motivational stimuli in the federal public service, especially within the context of Federal Institutions of Higher Education (IFES).pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISERTAÇÃO Patrícia do Nascimento Silva .PDF4,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons