Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66278

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Viviane Colares Soares de Andrade-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Natalia Sebastião de-
dc.date.accessioned2025-09-26T21:20:17Z-
dc.date.available2025-09-26T21:20:17Z-
dc.date.issued2025-07-29-
dc.date.submitted2025-09-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Natalia Sebastião de. Análise da Comunicação Estudante de Odontologia / Paciente Adolescente Através de Aplicativo de Mensagens. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66278-
dc.description.abstractA adolescência é uma fase de transição marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, o que pode dificultar a adesão ao tratamento odontológico. Diante desse cenário, a comunicação efetiva entre o estudante de odontologia e o paciente adolescente é fundamental para promover vínculos de confiança e melhorar a experiência clínica. Este estudo teve como objetivo analisar a comunicação entre estudantes de odontologia e pacientes adolescentes por meio de aplicativos de mensagens, buscando compreender como essa troca digital pode fortalecer o vínculo terapêutico. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, vinculado ao <Projeto Empatia=, realizado com adolescentes atendidos na Clínica Integral 2 3 Atenção ao Adolescente da UFPE pelas equipes de saúde bucal. As mensagens, trocadas por meio do aplicativo WhatsApp, continham orientações educativas estruturadas e foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A análise das mensagens revelou três categorias principais: experiência positiva; comunicação e expressão de sentimentos; e criação de vínculo. Os adolescentes demonstraram receptividade ao contato digital, relatando sentir-se mais acolhidos, compreendidos e motivados a comparecer às consultas. Por sua vez, os estudantes relataram melhoria na adesão ao tratamento, no engajamento dos pacientes e no fortalecimento da relação interpessoal. A experiência demonstrou que a utilização de aplicativos de mensagens como meio de comunicação entre estudantes de odontologia e adolescentes pode ser uma estratégia valiosa na promoção da saúde bucal, reforçando o vínculo profissional-paciente e favorecendo um atendimento mais humanizado, participativo e alinhado com a realidade digital dos jovens.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROPESQpt_BR
dc.format.extent75 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectcomunicação em saúde; adolescentes; saúde bucal; relações dentista-paciente.pt_BR
dc.titleAnálise da Comunicação Estudante de Odontologia / Paciente Adolescente Através de Aplicativo de Mensagenspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVEIRA, Mariana Araújo Coutinho da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9836988933385411pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0000912269667477pt_BR
dc.description.abstractxAdolescence is a transitional stage marked by physical, emotional, and social changes, which can hinder adherence to dental treatment. In this context, effective communication between dental students and adolescent patients is essential to foster trust and improve the clinical experience. This study aimed to analyze the communication between dental students and adolescent patients through messaging applications, seeking to understand how this digital exchange can strengthen the therapeutic bond. This is a qualitative study, part of the Projeto Empatia, conducted with adolescents treated at the Clínica Integral 2. Atenção ao Adolescente of the Federal University of Pernambuco (UFPE) by oral health teams. The messages, exchanged via the WhatsApp application, contained structured educational guidance and were analyzed using Bardins Content Analysis technique. The analysis revealed three main categories: positive experience; communication and emotional expression; and bond creation. The adolescents showed receptiveness to digital contact, reporting feeling more welcomed, understood, and motivated to attend appointments. In turn, the students reported improvements in treatment adherence, patient engagement, and interpersonal relationships. The experience demonstrated that the use of messaging applications as a means of communication between dental students and adolescents can be a valuable strategy for promoting oral health, strengthening the professional-patient bond, and contributing to more humanized, participatory care aligned with the digital reality of young people.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5105068871150377pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-0908-4938pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA NATALIA SEBASTIÃO DE OLIVEIRA.pdf
  Item embargado até 2026-09-27
4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons