Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66278
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Viviane Colares Soares de Andrade | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Natalia Sebastião de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T21:20:17Z | - |
dc.date.available | 2025-09-26T21:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Natalia Sebastião de. Análise da Comunicação Estudante de Odontologia / Paciente Adolescente Através de Aplicativo de Mensagens. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66278 | - |
dc.description.abstract | A adolescência é uma fase de transição marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, o que pode dificultar a adesão ao tratamento odontológico. Diante desse cenário, a comunicação efetiva entre o estudante de odontologia e o paciente adolescente é fundamental para promover vínculos de confiança e melhorar a experiência clínica. Este estudo teve como objetivo analisar a comunicação entre estudantes de odontologia e pacientes adolescentes por meio de aplicativos de mensagens, buscando compreender como essa troca digital pode fortalecer o vínculo terapêutico. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, vinculado ao <Projeto Empatia=, realizado com adolescentes atendidos na Clínica Integral 2 3 Atenção ao Adolescente da UFPE pelas equipes de saúde bucal. As mensagens, trocadas por meio do aplicativo WhatsApp, continham orientações educativas estruturadas e foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A análise das mensagens revelou três categorias principais: experiência positiva; comunicação e expressão de sentimentos; e criação de vínculo. Os adolescentes demonstraram receptividade ao contato digital, relatando sentir-se mais acolhidos, compreendidos e motivados a comparecer às consultas. Por sua vez, os estudantes relataram melhoria na adesão ao tratamento, no engajamento dos pacientes e no fortalecimento da relação interpessoal. A experiência demonstrou que a utilização de aplicativos de mensagens como meio de comunicação entre estudantes de odontologia e adolescentes pode ser uma estratégia valiosa na promoção da saúde bucal, reforçando o vínculo profissional-paciente e favorecendo um atendimento mais humanizado, participativo e alinhado com a realidade digital dos jovens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PROPESQ | pt_BR |
dc.format.extent | 75 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | comunicação em saúde; adolescentes; saúde bucal; relações dentista-paciente. | pt_BR |
dc.title | Análise da Comunicação Estudante de Odontologia / Paciente Adolescente Através de Aplicativo de Mensagens | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVEIRA, Mariana Araújo Coutinho da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9836988933385411 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0000912269667477 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adolescence is a transitional stage marked by physical, emotional, and social changes, which can hinder adherence to dental treatment. In this context, effective communication between dental students and adolescent patients is essential to foster trust and improve the clinical experience. This study aimed to analyze the communication between dental students and adolescent patients through messaging applications, seeking to understand how this digital exchange can strengthen the therapeutic bond. This is a qualitative study, part of the Projeto Empatia, conducted with adolescents treated at the Clínica Integral 2. Atenção ao Adolescente of the Federal University of Pernambuco (UFPE) by oral health teams. The messages, exchanged via the WhatsApp application, contained structured educational guidance and were analyzed using Bardins Content Analysis technique. The analysis revealed three main categories: positive experience; communication and emotional expression; and bond creation. The adolescents showed receptiveness to digital contact, reporting feeling more welcomed, understood, and motivated to attend appointments. In turn, the students reported improvements in treatment adherence, patient engagement, and interpersonal relationships. The experience demonstrated that the use of messaging applications as a means of communication between dental students and adolescents can be a valuable strategy for promoting oral health, strengthening the professional-patient bond, and contributing to more humanized, participatory care aligned with the digital reality of young people. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Odontologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5105068871150377 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-0908-4938 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA NATALIA SEBASTIÃO DE OLIVEIRA.pdf Item embargado até 2026-09-27 | 4,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons