Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66277
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Josias Ivanildo Flores de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Marcos Antônio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T20:12:57Z | - |
dc.date.available | 2025-09-26T20:12:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcos Antonio da Silva. A utilização dos recursos audiovisuais nas práticas de Ensino de Geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66277 | - |
dc.description | 9,0 | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização de recursos audiovisuais tem se mostrado uma ferramenta eficaz no ensino de Geografia, permitindo uma compreensão mais clara e interativa dos conceitos e processos geográficos. A introdução desses recursos pode complementar o processo de construção do conhecimento em Geografia, tornando o aprendizado mais dinâmico e efetivo. Por isso, esta pesquisa teve como principal objetivo abordar a utilização de recursos audiovisuais nas práticas de ensino de Geografia. Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico, a partir do levantamento de literaturas, sob análise qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de audiovisualidades, como jogos eletrônicos e plataformas gamificadas, é uma estratégia cada vez mais presente no ensino da Geografia. Além de permitir que os estudantes visualizem conceitos e processos geográficos de forma mais concreta e dinâmica, esses recursos possibilitam o acesso a informações e experiências que vão além das vivências cotidianas dos alunos. Concluiu-se que essa abordagem pode ajudar a desenvolver habilidades importantes, como a análise crítica e a compreensão de diferentes culturas e perspectivas geográficas. No entanto, é fundamental que os educadores utilizem essas ferramentas de forma complementar e equilibrada, combinando-as com outras formas de ensino para garantir uma formação completa e abrangente aos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Audiovisualidades | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Recursos | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | A utilização dos recursos audiovisuais nas práticas de Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3573812011814741 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5729938690147213 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of audiovisual resources has proven to be an effective tool in teaching Geography, allowing a clearer and more interactive understanding of geographic concepts and processes. The introduction of these resources can complement the knowledge construction process in Geography, making learning more dynamic and effective. Therefore, this research had the general objective of addressing the use of audiovisual resources in Geography teaching practices. To achieve this objective, a bibliographical study was carried out, from the literature survey, under qualitative analysis. The research results showed that the use of audiovisualities, such as electronic games and gamified platforms, is an increasingly present strategy in the teaching of Geography. In addition to allowing students to visualize geographical concepts and processes in a more concrete and dynamic way, these resources provide access to information and experiences that go beyond the students' daily experiences. It was concluded that this approach can help to develop important skills such as critical analysis and understanding of different cultures and geographic perspectives. However, it is essential that educators use these tools in a complementary and balanced way, combining them with other forms of teaching to ensure complete and comprehensive training for students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5729938690147213 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ATA TCC ASSINADA.pdf | 390,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
TCC FINALIZADO.pdf | 498,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons