Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66274
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Thais Maria da, Silva | - |
dc.contributor.author | DANIELLY COUTINHO, LOPES | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T18:13:34Z | - |
dc.date.available | 2025-09-26T18:13:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-19 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Danielly Coutinho. A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66274 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é acompanhado por comprometimentos sociais, comunicacionais e motores, que impactam significativamente a qualidade de vida das crianças afetadas. A prática da natação e outras intervenções aquáticas têm sido apontadas como estratégias promissoras para o desenvolvimento da competência motora e melhoria das habilidades sociais em crianças com TEA. Diante disso, o objetivo do estudo foi identificar os efeitos das atividades aquáticas na competência motora de crianças com TEA. Esta revisão sistematizada analisou estudos publicados entre 2020 e 2025 abrangendo uma amostra com crianças com idades até 12 anos. As intervenções avaliadas incluíram natação adaptada, hidroterapia, método Halliwick e exercícios psicomotores aquáticos, com duração de 8 a 16 semanas. Os resultados indicam que as atividades aquáticas promovem melhorias significativas na coordenação motora grossa, equilíbrio, controle postural e funções executivas, além de contribuir para o aumento da interação social e redução de comportamentos estereotipados. Apesar da heterogeneidade metodológica entre os estudos, os achados reforçam o potencial terapêutico da natação para crianças com TEA, destacando a necessidade de investigações futuras com maior rigor científico para consolidar evidências. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Motor | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3319114455046905 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) is accompanied by social, communicational, and motor impairments that significantly impact the quality of life of affected children. Swimming and other aquatic interventions have been identified as promising strategies for the development of motor competence and the improvement of social skills in children with ASD. Therefore, the aim of this study was to identify the effects of aquatic activities on the motor competence of children with ASD. This systematized review analyzed studies published between 2020 and 2025, including a sample of children up to 12 years old. The interventions assessed included adapted swimming, hydrotherapy, the Halliwick method, and aquatic psychomotor exercises, with a duration ranging from 8 to 16 weeks. The results indicate that aquatic activities promote significant improvements in gross motor coordination, balance, postural control, and executive functions, in addition to contributing to increased social interaction and reduced stereotyped behaviors. Despite methodological heterogeneity among the studies, the findings reinforce the therapeutic potential of swimming for children with ASD, highlighting the need for future investigations with greater scientific rigor to consolidate evidence. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Danielly Lopes.pdf | 446,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons