Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66270

Comparte esta pagina

Título : A construção de saberes na prática de musicalização, na Educação Infantil, por estudantes/estagiários de Pedagogia da UFPE – Recife
Autor : BARBOSA, Ada Oliveira de França
Palabras clave : musicalização; formação docente; Educação Infantil
Fecha de publicación : 12-ago-2025
Citación : BARBOSA, A.O.F. A construção de saberes na prática de musicalização, na Educação Infantil, por estudantes/estagiários de Pedagogia da UFPE – Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este artigo analisa como estudantes de Pedagogia da UFPE, Campus Recife, constroem saberes relacionados à musicalização, por meio da prática, durante os estágios supervisionados na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com estudantes dos semestres finais. Os resultados indicam que, embora a música esteja presente no cotidiano escolar, seu uso pedagógico é pouco intencional e carece de embasamento teórico. A formação inicial mostra-se insuficiente para sustentar práticas musicais com valor educativo próprio, o que, segundo os relatos, contribui para uma compreensão limitada da musicalização. O estudo propõe fortalecer a formação musical com abordagens pedagógicas críticas e culturalmente significativas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66270
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO TCC ADA assinado.pdf323,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons