Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66270
Comparte esta pagina
Título : | A construção de saberes na prática de musicalização, na Educação Infantil, por estudantes/estagiários de Pedagogia da UFPE – Recife |
Autor : | BARBOSA, Ada Oliveira de França |
Palabras clave : | musicalização; formação docente; Educação Infantil |
Fecha de publicación : | 12-ago-2025 |
Citación : | BARBOSA, A.O.F. A construção de saberes na prática de musicalização, na Educação Infantil, por estudantes/estagiários de Pedagogia da UFPE – Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este artigo analisa como estudantes de Pedagogia da UFPE, Campus Recife, constroem saberes relacionados à musicalização, por meio da prática, durante os estágios supervisionados na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com estudantes dos semestres finais. Os resultados indicam que, embora a música esteja presente no cotidiano escolar, seu uso pedagógico é pouco intencional e carece de embasamento teórico. A formação inicial mostra-se insuficiente para sustentar práticas musicais com valor educativo próprio, o que, segundo os relatos, contribui para uma compreensão limitada da musicalização. O estudo propõe fortalecer a formação musical com abordagens pedagógicas críticas e culturalmente significativas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66270 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO TCC ADA assinado.pdf | 323,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons