Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66270
Compartilhe esta página
Título: | A construção de saberes na prática de musicalização, na Educação Infantil, por estudantes/estagiários de Pedagogia da UFPE – Recife |
Autor(es): | BARBOSA, Ada Oliveira de França |
Palavras-chave: | musicalização; formação docente; Educação Infantil |
Data do documento: | 12-Ago-2025 |
Citação: | BARBOSA, A.O.F. A construção de saberes na prática de musicalização, na Educação Infantil, por estudantes/estagiários de Pedagogia da UFPE – Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este artigo analisa como estudantes de Pedagogia da UFPE, Campus Recife, constroem saberes relacionados à musicalização, por meio da prática, durante os estágios supervisionados na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com estudantes dos semestres finais. Os resultados indicam que, embora a música esteja presente no cotidiano escolar, seu uso pedagógico é pouco intencional e carece de embasamento teórico. A formação inicial mostra-se insuficiente para sustentar práticas musicais com valor educativo próprio, o que, segundo os relatos, contribui para uma compreensão limitada da musicalização. O estudo propõe fortalecer a formação musical com abordagens pedagógicas críticas e culturalmente significativas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66270 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO TCC ADA assinado.pdf | 323,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons