Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66270

Compartilhe esta página

Título: A construção de saberes na prática de musicalização, na Educação Infantil, por estudantes/estagiários de Pedagogia da UFPE – Recife
Autor(es): BARBOSA, Ada Oliveira de França
Palavras-chave: musicalização; formação docente; Educação Infantil
Data do documento: 12-Ago-2025
Citação: BARBOSA, A.O.F. A construção de saberes na prática de musicalização, na Educação Infantil, por estudantes/estagiários de Pedagogia da UFPE – Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este artigo analisa como estudantes de Pedagogia da UFPE, Campus Recife, constroem saberes relacionados à musicalização, por meio da prática, durante os estágios supervisionados na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com estudantes dos semestres finais. Os resultados indicam que, embora a música esteja presente no cotidiano escolar, seu uso pedagógico é pouco intencional e carece de embasamento teórico. A formação inicial mostra-se insuficiente para sustentar práticas musicais com valor educativo próprio, o que, segundo os relatos, contribui para uma compreensão limitada da musicalização. O estudo propõe fortalecer a formação musical com abordagens pedagógicas críticas e culturalmente significativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66270
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TCC ADA assinado.pdf323,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons