Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66261
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Maria Carolina de Andrade | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Vanessa Maria do | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T13:49:09Z | - |
dc.date.available | 2025-09-26T13:49:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-26 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Vanessa Maria do. Repercussões da avaliação na aprendizagem e no ensino da matemática: uma revisão narrativa de literatura. 2025. trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66261 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar processos docentes de ensino, aprendizagem e avaliação no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental II, por meio de uma revisão narrativa da literatura. A avaliação é compreendida, segundo autores como Hoffmann (2005), Luckesi (2000) e Freitas (2014), como um processo formativo, contínuo e integrado ao ensino, que deve ir além da verificação de resultados e assumir uma função pedagógica. Dessa forma, ela se configura como um instrumento de escuta e diagnóstico, que considera os erros como parte essencial da construção do conhecimento e respeita os diferentes tempos e formas de aprendizagem dos alunos. A partir dessa concepção, defende-se, neste trabalho, processos de ensino e aprendizagem fundamentados em autores como Weber et al. (2021), Braga (2020), Mendes (2018) e Baumgartel (2016), que propõem metodologias mais participativas, investigativas e contextualizadas. Nos processos de ensino, destacam-se estratégias como resolução de problemas, modelagem matemática, jogos didáticos e projetos, que tornam o ensino mais significativo. Já no campo da avaliação, embora essas metodologias possam ser adaptadas para avaliar, o que se enfatiza é o uso de instrumentos que valorizem o acompanhamento contínuo, a escuta atenta e o desenvolvimento progressivo dos alunos, em lugar de práticas classificatórias e excludentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Repercussões da avaliação na aprendizagem e no ensino da matemática: uma revisão narrativa de literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6064991736503180 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Final Project aims to analyze teaching, learning, and assessment practices in mathematics education in the early grades of Elementary School II through a narrative review of the literature. According to authors such as Hoffmann (2005), Luckesi (2000), and Freitas (2014), assessment is understood as a formative, continuous, and integrated process within teaching. It should go beyond simply verifying results and assume a pedagogical function. Thus, it is configured as a listening and diagnostic tool, considering errors as an essential part of knowledge construction and respecting students' different learning times and forms. Based on this conception, this work advocates teaching and learning processes based on authors such as Weber et al. (2021), Braga (2020), Mendes (2018), and Baumgartel (2016), who propose more participatory, investigative, and contextualized methodologies. In teaching processes, strategies such as problem-solving, mathematical modeling, educational games, and projects stand out, making learning more meaningful. In the field of assessment, although these methodologies can be adapted to assess students, the emphasis is on the use of instruments that value continuous monitoring, attentive listening, and the progressive development of students, rather than classificatory and exclusionary practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vanessa Maria do Nascimento. (1).pdf | 407,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons