Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66252

Compartilhe esta página

Título: Análise do perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos dos isolados bacterianos procedentes de bioaerossóis de máscaras faceshield
Autor(es): ALVES, Luana Duarte
Palavras-chave: Resistência microbiana; Isolados bacterianos; Máscaras faciais; Bioaerossóis
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: ALVES, Luana Duarte. Análise do perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos dos isolados bacterianos procedentes de bioaerossóis de máscaras faceshield. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os antibióticos são caracterizados por serem antimicrobianos usados para o tratamento e prevenção e terapêutica de infecções bacterianas ou fúngicas e podem ser classificados como bactericidas ou bacteriostáticos. Os antibióticos bactericidas matam as bactérias ao inibir a síntese da parede celular, enquanto os bacteriostáticos inibem as bactérias, crescimento e reprodução. Este estudo foi inovador sobre a análise de duas técnicas sobre seus aspectos microbiológicos e dos isolados bacterianos, realizamos uma análise do perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos para realizar uma avaliação da resistência bacteriana nos isolados dos bioaerossóis. Neste projeto os isolados coletados, foram submetidos a análise através da técnica de espectrometria em massa Maldi-tof (Proteômica). Este estudo determinará o perfil de susceptibilidade frente aos antimicrobianos de linhagens bacterianas Gram positivas e Gram negativas obtidas de amostras de bioaerossóis coletados das máscaras faceshield de alunos da Clínica Escola de Odontologia/UFPE após a realização dos procedimentos odontológicos. De acordo com dados obtidos, os isolados bacterianos provenientes dos bioaerossóis produzidos durante os procedimentos odontológicos na sua maioria foram Staphylococcus coagulase negativa. Em relação ao perfil de resistência 15/20 (75%) dos isolados de Staphylococcus spp. foram resistentes a eritromicina e 11/20 (55%) a clindamicina, classe dos macrolídeos, e em relação a penicilina e cefoxitina os isolados apresentaram uma porcentagem de resistência de cinco 25% e quatro 20% respectivamente. Os resultados obtidos no presente estudo confirmam que o ambiente e procedimentos odontológicos podem produzir e liberar agentes patogênicos importantes e capazes de desencadear uma infecção em potencial, como também estas bactérias já apresentam um perfil de resistência aos ATMs, propiciando a disseminação ambiental de possíveis genes de resistência bacteriana. Pode-se concluir que, tanto os microorganismos gerados pelos bioaerossóis nos procedimentos convencionais com brocas, quanto os provenientes do tratamento restaurador atraumático (TRA) possuem potencial patogênico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66252
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luana Duarte Alves.pdf
  Item embargado até 2025-12-25
6,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons