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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66236
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Título: | A efetividade do PBL no ensino de sistemas de informação : uma Análise longitudinal Ex Post Facto |
Autor(es): | FALCÃO, Pedro Augusto de Almeida |
Palavras-chave: | Educação em Computação; Problem-Based Learning; Desenvolvimento de Competências; Gestão de Competências |
Data do documento: | 26-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FALCÃO, Pedro Augusto de Almeida. A efetividade do PBL no ensino de sistemas de informação: uma Análise longitudinal Ex Post Facto. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A entrada de novos profissionais no mercado de trabalho de Computação está cada vez mais competitiva, exigindo inúmeras competências técnicas, não-técnicas e experiência prática. Na Academia, a formação ainda possui um viés majoritariamente técnico e teórico, limitando o estudante quanto às demandas exigidas e não cativando seu interesse. Por outro lado, os docentes precisam se adaptar constantemente aos avanços tecnológicos, enquanto mantêm o engajamento discente e os preparam para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que lidam com as limitações estruturais, sobrecarga de turmas com números excessivos de alunos e a cobrança contínua por resultados. Diante disso, as metodologias ativas surgem para superar tais lacunas. Este estudo, portanto, visa avaliar a efetividade de uma dessas metodologias, baseada no modelo PBL (Problem-Based Learning), por meio de uma análise longitudinal ex post facto em dezessete turmas de uma disciplina do curso de Sistemas de Informação. A partir de dados coletados com o modelo de avaliação PBL-SEE, os resultados evidenciam a efetividade da aplicação em três níveis: Aprendizagem, Metodologia e Ensino. No nível da Aprendizagem, os estudantes apresentaram evolução significativa nas cinco dimensões avaliadas, com destaque para um crescimento de 16,4% na dimensão de Processo. Análises de correlação também revelaram uma sinergia entre estas dimensões, notavelmente uma associação positiva entre o Resultado final e a Satisfação do Cliente (r = 0,59), além de uma forte correlação entre o domínio de Conteúdo e o Desempenho em competências não-técnicas (r = 0,51). Quanto às competências não-técnicas, Colaboração e Comprometimento foram as mais evidenciadas, enquanto Inovação e Planejamento se mostraram mais desafiadoras. Por sua vez, a Metodologia aplicada demonstrou uma alta maturidade, com valor médio de 8,92 (de 0 a 10) na aderência aos princípios do PBL. O Ensino também foi avaliado como “Bom”, com média de 4,55 (de 1 a 5). Por fim, a partir da percepção discente, uma análise qualitativa de 200 pontos fortes e 105 pontos de melhoria resulta em considerações para o aprimoramento da prática docente e em diretrizes para a adoção de um PBL efetivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66236 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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