Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66232

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Sérgio Rodrigues-
dc.contributor.authorSANTOS, Alexsandro Oliveira Machado dos-
dc.date.accessioned2025-09-25T14:40:00Z-
dc.date.available2025-09-25T14:40:00Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Alexsandro Oliveira Machado Dos. Impactos do intercâmbio educacional na formação profissional e pessoal de egressos do bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66232-
dc.description.abstractNos últimos anos, o intercâmbio educacional tem se consolidado como uma importante ferramenta de internacionalização do ensino superior, promovendo o contato dos estudantes com diferentes culturas, idiomas e práticas acadêmicas e profissionais. Essa vivência, além de ampliar horizontes socioculturais, contribui significativamente para a formação integral dos indivíduos, especialmente em cursos voltados ao campo do Turismo, onde a compreensão de diferentes realidades e contextos globais é fundamental. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar a influência do intercâmbio educacional na formação profissional e pessoal de egressos do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, com o intuito de compreender, de maneira aprofundada, as experiências e percepções dos egressos acerca dos impactos dessa vivência em suas trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais. A coleta de dados incluiu uma revisão bibliográfica fundamentada em livros, artigos científicos, dissertações e teses, com pesquisas realizadas em bases de dados nacionais e internacionais, como Google Acadêmico, Periódicos Capes, Web of Science e Scopus. Foram priorizadas publicações dos últimos cinco anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, além da consulta a obras clássicas e seminais que serviram de referência teórica e metodológica. Complementarmente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, por meio de videoconferência, com egressos do curso de Turismo da UFPE que participaram de programas de intercâmbio. A utilização dessa técnica buscou captar as nuances das vivências individuais, possibilitando uma análise mais sensível e detalhada dos efeitos diretos e indiretos do intercâmbio em suas formações. Os resultados da pesquisa evidenciam diversas motivações que levaram os participantes a buscar o intercâmbio, como o desejo de aprimorar um idioma, conhecer outras culturas, viver novas experiências e aproveitar oportunidades oferecidas pela administração pública. Identificou-se, ainda, que essa vivência internacional influenciou positivamente tanto a escolha quanto o desenvolvimento do curso superior em Turismo, contribuindo para uma melhor compreensão das disciplinas. No campo profissional, os egressos relataram ganhos em termos de qualificação para atuar com intercâmbio e valorização do currículo. No âmbito pessoal, destacaram-se o fortalecimento da maturidade e independência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIntercâmbio educacionalpt_BR
dc.subjectTurismo de intercâmbiopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectBacharelado em Turismopt_BR
dc.titleImpactos do intercâmbio educacional na formação profissional e pessoal de egressos do bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559630444113123pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, educational exchange has established itself as a key tool for the internationalization of higher education, fostering students' contact with different cultures, languages, and academic and professional practices. This experience, in addition to broadening sociocultural horizons, significantly contributes to the holistic development of individuals, especially in programs related to the field of Tourism, where understanding diverse global realities and contexts is essential. In this context, the present study aims to investigate the influence of educational exchange on the professional and personal development of graduates from the Bachelor's Degree in Tourism at the Federal University of Pernambuco (UFPE). The research was conducted using a qualitative approach, seeking to deeply understand the graduates’ experiences and perceptions regarding the impacts of this experience on their academic, professional, and personal trajectories. Data collection included a bibliographic review based on books, scientific articles, dissertations, and theses, with searches conducted in national and international databases such as Google Scholar, Capes Journals, Web of Science, and Scopus. Priority was given to publications from the last five years in Portuguese, English, and Spanish, as well as to seminal and classical works that provided theoretical and methodological grounding. Additionally, semi-structured interviews were conducted via videoconference with graduates of UFPE’s Tourism program who participated in exchange programs. This technique aimed to capture the nuances of individual experiences, allowing for a more sensitive and detailed analysis of the direct and indirect effects of the exchange on their development. The results reveal various motivations that led participants to engage in exchange programs, such as the desire to improve language skills, experience new cultures, and take advantage of opportunities offered by public administration. It was also found that the international experience positively influenced both the decision to pursue a degree in Tourism and the academic development throughout the course, contributing to a deeper understanding of its subjects. Professionally, the graduates reported increased qualifications for working with exchange programs and enhanced curriculum value. On a personal level, the experience strengthened their maturity and independence.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alexsandro Oliveira Machado dos Santos.PDF1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons