Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66221

Compartilhe esta página

Título: Biodiversidade da nematofauna na plataforma continental do Nordeste do Brasil após o derramamento de óleo de 2019
Autor(es): SILVA, Alex Manoel da
Palavras-chave: Nematoda; Novos táxons; HPAs; Microlaimidae; Desmodorinae; Atlântico Sul
Data do documento: 31-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Alex Manoel da. Biodiversidade da nematofauna na plataforma continental do Nordeste do Brasil após o derramamento de óleo de 2019. 2025. Tese (Doutorado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O Filo Nematoda é considerado um dos grupos zoológicos mais abundantes e de maior diversidade específica dentre os metazoários. Estima-se que existam entre 500 mil e 10 milhões de espécies pertencentes a este grupo. Representantes marinhos de vida livre podem ser encontrados ocorrendo desde a área costeira até as zonas abissais. Por serem ubíquos e bem estudados, estes organismos são frequentemente utilizados como bioindicadores. Em agosto de 2019, manchas de óleo começaram a chegar ao litoral nordeste do Brasil. O óleo se espalhou por cerca de 3.000 km, representando o maior desastre ambiental, tanto em extensão quanto em severidade, para a costa brasileira. O presente estudo visou realizar um levantamento da biodiversidade da Nematofauna coletada ao longo da Plataforma Continental do Nordeste brasileiro. Além disso, a resposta desta comunidade a características ambientais da plataforma continental e a potenciais contaminantes (HPAs) oriundos do derramamento de óleo ocorrido em 2019 foi investigada. A malha amostral foi composta por 23 estações dispostas ao longo da quebra da plataforma continental, estendendo-se do Rio Grande do Norte até a Bahia, em profundidades entre 44 e 87 m. O sedimento foi coletado utilizando um box-corer e as amostras da meiofauna foram obtidas com um corer com dimensões de 10 x 10 cm. No total foram encontrados 36.734 espécimes, classificados em 9 ordens, 43 famílias, 178 gêneros e 356 espécies, sendo Microlaimus, Sabatieria, Tricoma, Desmodorella e Laimella os mais abundantes. Nossos resultados sugerem que modificações pontuais na dominância foram evidenciadas através do favorecimento de espécies ou de gêneros tolerantes à poluição por óleo/HPAs. As principais variáveis que determinaram modificações na diversidade, densidade ou estrutura da comunidade foram a profundidade e aquelas ligadas à estrutura do sedimento. O aprofundamento taxonômico possibilitou a realização da descrição de novas espécies para a ciência, sendo estas classificadas nos gêneros Microlaimus, Spirobolbolaimus, Ixonema, Molgolaimus e Desmodorella. Além disso, um novo gênero da Família Desmodoridae foi estabelecido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66221
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alex Manoel da Silva.pdf
  Item embargado até 2026-09-25
10,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons