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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66213
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALVES, Kleber Gonçalves Bezerra | - |
dc.contributor.author | TRINDADE, Kaciê Karoline de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T12:30:50Z | - |
dc.date.available | 2025-09-25T12:30:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Kaciê Karoline de Araújo. Trajetórias alternativas para a otimização do fresamento trocoidal em aço endurecido. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66213 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investigou estratégias de fresamento trocoidal aplicadas à usinagem do aço AISI 4340 temperado e revenido (40 ± 2 HRC), um material amplamente utilizado em componentes estruturais dos setores aeroespacial e automotivo. O objetivo principal foi desenvolver e comparar três trajetórias trocoidais — convencional (C), semielíptica horizontal (SH) e semielíptica vertical (SV) — quanto ao desempenho mecânico e energético, analisando as componentes da força de usinagem (Fx, Fy, Fz), o tempo de processamento e o trabalho mecânico, sob condições a seco e com fluido refrigerante. A metodologia incluiu ensaios de usinagem com monitoramento dinâmico de forças (20 kHz) usando ferramentas de metal duro (7 arestas, TiAlN). A trajetória SV, com fluido refrigerante, apresentou menor trabalho mecânico (2,03 J/ciclo) e maior estabilidade, sendo recomendada para cavidades profundas. Sua otimização para 250 m/min aumentou o trabalho em 21,7%, mas reduziu o tempo de usinagem em 35,7%. A trajetória SH destacou-se pela maior produtividade (tempo de 2 min e 13 s contra 2 min e 44 s da trajetória convencional) e menor variabilidade de forças (desvio padrão < 3,5 N). Conclui-se que a trajetória SH é mais indicada para operações com foco em produtividade, enquanto a SV se sobressai em eficiência energética. Os resultados fornecem subsídios quantitativos para a seleção de estratégias de usinagem aplicáveis à indústria de materiais endurecidos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Fresamento trocoidal | pt_BR |
dc.subject | Aço AISI 4340 | pt_BR |
dc.subject | Força de usinagem | pt_BR |
dc.subject | Otimização de trajetória | pt_BR |
dc.subject | Programação CNC | pt_BR |
dc.title | Trajetórias alternativas para a otimização do fresamento trocoidal em aço endurecido | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Flávio José da | - |
dc.contributor.advisor-co | MONTOYA, Maxime | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3946924872595089 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5515185093886020 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigated trochoidal milling strategies for machining quenched and tempered AISI 4340 steel (40 ± 2 HRC), a material widely used in structural components for aerospace and automotive industries. The main objective was to develop and evaluate the performance of three trochoidal paths - conventional (C), horizontal semi-elliptical (SH), and vertical semi-elliptical (SV) - analyzing machining force components (Fx, Fy, Fz), processing time, and mechanical work under dry and coolant conditions. The methodology included CNC testing with dynamic force monitoring (20 kHz) using carbide tools (7 flutes, TiAlN coating). The SV trajectory with coolant demonstrated the lowest mechanical work (2.03 J/cycle), making it ideal for deep cavities. Optimization to 250 m/min increased the work to 2.47 J (+21.7%) but reduced machining time by 35.7%. The SH strategy showed higher productivity (2 min e 13 s) with lower force variability (SD Fx/Fy < 3.5 N) under coolant conditions. Optimization at 250 m/min for SV redistributed loads (Fz +132.5%, Fx -13.6%) and reduced peak resultant force by 5.7%. It is concluded that SH is optimal for productivity, while SV offers better energy efficiency, with coolant being crucial for force control. The results provide quantitative parameters for industrial application in hard material machining. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2569114755496581 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2179327647405825 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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