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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66198
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro | - |
dc.contributor.author | NUNES, Melina Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:40:31Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T18:40:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-23 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Melina Medeiros. Argumentação como estratégia pedagógica no processo de alfabetização e letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66198 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo propor e validar um plano de atividades que integre a argumentação ao processo de alfabetização na perspectiva do letramento, voltado para turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e aplicada, classifica-se como desenvolvimento metodológico, uma vez que resultou na elaboração de um material didático que foi submetido à avaliação de especialistas e potenciais usuários, visando à sua aplicação prática. Fundamentada em referenciais teóricos sobre alfabetização, letramento e argumentação como prática social e discursiva promotora do pensamento crítico, a proposta contempla momentos de leitura compartilhada, debate estruturado, produção textual coletiva e atividades voltadas ao Sistema de Escrita Alfabética, explorando gêneros textuais como notícia, carta e poema. A validação realizada por meio de rubricas avaliativas apontou a pertinência e coerência interna do plano, destacando seu potencial pedagógico e sugerindo ajustes para ampliação da ludicidade, inclusão de suportes visuais e aumento do tempo destinado à elaboração de argumentos pelos alunos. Os resultados indicam que a articulação entre práticas argumentativas e alfabetização contribui para o desenvolvimento de competências linguísticas, cognitivas e sociais, favorecendo a construção do conhecimento de forma crítica e significativa. Conclui-se que a estratégia proposta apresenta relevância para o contexto educacional brasileiro, podendo ser adaptada a diferentes realidades escolares e contribuindo para a inovação metodológica no ensino da leitura e da escrita. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Argumentação como estratégia pedagógica no processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6679679566313969 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to propose and validate an activity plan that integrates argumentation into the literacy process from the perspective of letramento (literacy), designed for 1st and 2nd grade elementary school classes. The research, qualitative in nature, with a descriptive and applied approach, is classified as methodological development, since it resulted in the creation of didactic material submitted to evaluation by experts and potential users, aiming at its practical application. Grounded in theoretical frameworks on literacy, reading and writing, and argumentation as a social and discursive practice that fosters critical thinking, the proposal includes shared reading moments, structured debates, collective text production, and activities focused on the Alphabetic Writing System, exploring textual genres such as news articles, letters, and poems. Validation through evaluative rubrics indicated the relevance and internal coherence of the plan, highlighting its pedagogical potential and suggesting adjustments to increase playfulness, incorporate visual supports, and extend the time allocated for students to develop arguments. The results show that the articulation between argumentative practices and literacy contributes to the development of linguistic, cognitive, and social skills, promoting knowledge construction in a critical and meaningful way. It is concluded that the proposed strategy is relevant to the Brazilian educational context, adaptable to different school realities, and capable of contributing to methodological innovation in teaching reading and writing. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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