Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66194

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto Filho, Ricardo Rios-
dc.contributor.authorLima Filho, Antônio Felipe de-
dc.date.accessioned2025-09-24T18:17:40Z-
dc.date.available2025-09-24T18:17:40Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.date.submitted2025-09-10-
dc.identifier.citationLIMA FILHO, Antônio Felipe de. Grammar outside the classroom: the use of authentic texts in EFL classrooms – students’ perceptions. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Inglês) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66194-
dc.description.abstractThis research investigates students’ perceptions regarding the use of authentic texts in EFL grammar classes. This study combines quantitative and qualitative research, conducted through the application of a questionnaire that investigated EFL students' perceptions of authenticity in grammar lessons. Additionally, this article is grounded in Tomlinson (2023), Gilmore (2007), and Ahmed (2017), who explored the implications of authenticity in language teaching. Results showed that most students agreed on learning with authentic materials, but were still concerned about the level of language and cultural references. Also, respondents view authentic texts as a natural tool to enhance their communicative skills. Furthermore, results show that authentic materials increase students' motivation in class.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAuthentic textspt_BR
dc.subjectGrammar teachingpt_BR
dc.subjectEFL studentspt_BR
dc.subjectStudents’ perceptionspt_BR
dc.titleGrammar Outside the Classroom: The Use of Authentic Texts in EFL Classrooms - Students’ Perceptionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522533962868592pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0536886147259019pt_BR
dc.description.abstractxEsta pesquisa investiga as percepções dos alunos sobre o uso de textos autênticos nas aulas de gramática de inglês como língua estrangeira (EFL). Este estudo combina pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada por meio da aplicação de um questionário que investigou as percepções dos alunos de EFL sobre a autenticidade nas aulas de gramática. Além disso, este artigo baseia-se em Tomlinson (2023), Gilmore (2007) e Ahmed (2017), que exploraram as implicações da autenticidade no ensino de idiomas. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos concordou com o aprendizado com materiais autênticos, mas ainda estava preocupada com o nível da língua e as referências culturais. Além disso, os entrevistados veem os textos autênticos como uma ferramenta natural para aprimorar suas habilidades comunicativas. Além disso, os resultados mostram que os materiais autênticos aumentam a motivação dos alunos em sala de aula.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-3421-964Xpt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Antônio Felipe de Lima Filho.pdf
  Item embargado até 2026-01-01
476,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons