Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66191

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTavares, Aureliana Lopes de Lacerda-
dc.contributor.authorOliveira, Victor Bruno Correia de-
dc.date.accessioned2025-09-24T17:36:40Z-
dc.date.available2025-09-24T17:36:40Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Victor Bruno Correia de. Evolução terminológica: repensando o termo “usuário” e suas alternativas para as bibliotecas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66191-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o uso do termo “usuário” no contexto da Biblioteconomia, buscando identificar as formas como a literatura o emprega e as alternativas propostas pela área. Quanto à metodologia, a pesquisa adotou abordagem qualitativa, de caráter exploratório quanto aos fins e bibliográfico quanto aos meios, baseada no levantamento de autores relevantes sobre o tema, com interpretação qualitativa dos dados para alcançar os resultados esperados. O recorte privilegia autores brasileiros, com foco na produção científica nacional, visando compreender como os sujeitos que frequentam bibliotecas são denominados e representados na Ciência da informação. A partir da análise do material teórico selecionado, foi possível elaborar um referencial que destaca termos alternativos ao conceito tradicional de “usuário”, como “cliente”, “consumidor”, “leitor”, “interagente” “sujeito informacional”, “pessoa usuária” e “consulente”. Esses termos evidenciam diferentes abordagens e perspectivas sobre a relação entre os indivíduos e as unidades de informação. Os resultados indicam que a terminologia utilizada pode impactar diretamente na forma como os serviços são pensados e oferecidos, influenciando tanto a prática profissional quanto o desenvolvimento de políticas de atendimento. Conclui que o estudo poderá contribuir para o aprimoramento do conhecimento teórico e para o fortalecimento das práticas biblioteconômicas, especialmente no que se refere à oferta de serviços mais adequados às necessidades dos frequentadores das bibliotecas.pt_BR
dc.format.extent74 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectusuáriopt_BR
dc.subjectestudos de usuáriospt_BR
dc.subjectevolução terminológicapt_BR
dc.subjectusuário da bibliotecapt_BR
dc.titleEvolução terminológica: repensando o termo “usuário” e suas alternativas para as bibliotecaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1911969149132758pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5237281447931783pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the use of the term “user” in the context of Library Science, seeking to identify how the literature employs it and the alternatives proposed in the field. Regarding the methodology, the research adopted a qualitative approach, exploratory in terms of objectives and bibliographic in terms of procedures, based on a review of relevant authors on the subject, with qualitative data interpretation to achieve the expected results. The focus is on Brazilian authors, emphasizing national scientific production, aiming to understand how individuals who frequent libraries are named and represented in Information Science. From the analysis of the selected theoretical material, it was possible to elaborate a framework highlighting alternative terms to the traditional concept of “user,” such as “client,” “consumer,” “reader,” “interactor,” “information subject,” “person using services,” and “consultant.” These terms reflect different approaches and perspectives on the relationship between individuals and information units. The results indicate that the terminology used can directly impact how services are designed and offered, influencing both professional practice and the development of service policies. It is concluded that the study may contribute to the advancement of theoretical knowledge and to the strengthening of library practices, particularly regarding the provision of services better suited to the needs of library patrons.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Victor Bruno Correia de Oliveira.pdf717,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons