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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66176
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARCELINO, Juliana Fonseca de Queiroz | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Maria Gabriela Silva Carneiro Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T22:36:25Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T22:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-22 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Maria Gabriela Silva Carneiro Monteiro. Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta de seleção de adaptadores para lápis para crianças com deficiência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66176 | - |
dc.description.abstract | A escrita faz parte de diversas ocupações e exigem diferentes habilidades. Crianças com deficiência podem apresentar dificuldade no uso do lápis. A Tecnologia Assistiva (TA), como adaptadores para lápis podem ajudá-las. No contexto escolar, professores sentem-se inseguros para fazer a indicação do adaptador. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar uma ferramenta instrucional para orientar a indicação de adaptadores para lápis, tendo como foco crianças com deficiência. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de objetivos exploratório - descritiva, de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos foi dividida em 4 etapas (desenvolvimento da ferramenta; capacitação de professoras; indicação do adaptador; avaliação da ferramenta). Como resultado, foi desenvolvida a ferramenta que indica adaptadores disponíveis no mercado para as principais dificuldades das crianças no uso do lápis. Na avaliação do uso da ferramenta, duas professoras escolheram adaptadores não condizentes com a ferramenta. As crianças apresentaram melhora na eficácia, eficiência e satisfação com o adaptador indicado pela ferramenta. Na precisão uma criança apresentou piora. Por fim, todas as professoras relataram que a ferramenta ajudou no conhecimento dos diferentes tipos de adaptador e diferentes condições para indicá-los. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Criança com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para seleção de adaptadores para lápis para crianças com deficiência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4031709664939616 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0812126417726702 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Writing is a part of many occupations and requires different skills. Children with disabilities may have difficulty using pencils. Assistive Technology (AT), such as pencil adapters, can help them. In schools, teachers feel insecure about recommending pencil adapters. Therefore, the research aimed to develop and evaluate an instructional tool to guide pencil adapter recommendations for children with disabilities. The methodological procedures are applied, exploratory-descriptive, and qualitative. The technical procedures were divided into four stages (tool development; teacher training; adapter recommendation; tool evaluation). The result was a tool that recommends commercially available adapters for children's main pencil difficulties. When evaluating the tool's use, two teachers chose adapters that were not compatible with the tool. The children showed improvements in effectiveness, efficiency, and satisfaction with the adapter recommended by the tool. One child showed a decline in accuracy. Finally, all teachers reported that the tool helped them understand the different types of adapters and the different conditions for recommending them. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4622661220646221 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7989-1413 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC- MARIA GABRIELA SILVA CARNEIRO MONTEIRO - TERAPIA OCUPACIONAL.pdf Item embargado até 2026-09-22 | 22/09/2026 | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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