Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66162

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOURÃO, Carlos Antonio Fontenele Mourão-
dc.contributor.authorMIRANDA, Valderita da Silva Miranda-
dc.date.accessioned2025-09-23T19:30:33Z-
dc.date.available2025-09-23T19:30:33Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.date.submitted2025-08-11-
dc.identifier.citationMIRANDA, Valderita da Silva. BILINGiÍSMO: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO LETRAMENTO DE CRIANÇA SURDA, EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Libras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66162-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a importância da Libras no processo de letramento de crianças surdas em fase de alfabetização, considerando a abordagem bilíngue como perspectiva pedagógica fundamental para garantir o acesso à educação de qualidade. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, com base em dissertações de mestrado profissional selecionadas no Banco de Teses da CAPES, publicadas entre 2021 e 2023. A análise priorizou trabalhos que abordassem o bilinguismo e o letramento na educação de surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontam que a Libras, enquanto primeira língua da pessoa surda, exerce papel decisivo na mediação da aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento, sendo condição essencial para a apropriação da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua. As produções acadêmicas analisadas indicam que o sucesso do letramento bilíngue depende de fatores como o uso qualificado da Libras como língua de instrução, a atuação de professores com formação específica, o apoio da comunidade surda e o envolvimento da família no processo educacional. A pesquisa está centrada na análise das práticas pedagógicas bilíngues referendadas nas dissertações que compõem o corpus desse trabalho.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleBILINGUÍSMO: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO LETRAMENTO DE CRIANÇA SURDA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0765050250345864pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to reflect on the importance of Brazilian Sign Language (Libras) in the literacy process of deaf children in early schooling, considering the bilingual approach as a fundamental pedagogical perspective to ensure access to quality education. The investigation was conducted through a bibliographic study, based on professional master’s dissertations selected from the CAPES Thesis Database, published between 2021 and 2023. The analysis prioritized works that addressed bilingualism and literacy in the education of deaf students in the early years of elementary school. The results indicate that Libras, as the first language of deaf individuals, plays a decisive role in mediating learning and in the development of thought, being an essential condition for the appropriation of written Portuguese as a second language. The academic productions analyzed suggest that the success of bilingual literacy depends on factors such as the qualified use of Libras as the language of instruction, the presence of teachers with specific training, the support of the deaf community, and the involvement of families in the educational process. The research is centered on the analysis of bilingual pedagogical practices as presented in the dissertations that comprise the corpus of this study.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libraspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Libras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC VALDERITA DA SILVA MIRANDA.pdf848,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons