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Título: Descarta : baralho da sustentabilidade como uma proposta gamificada de ensino da gestão de resíduos sólidos para estudantes da Educação Básica
Autor(es): BITTENCOURT, Tomás Veras
Palavras-chave: Educação ambiental; Descarte de lixo; Gamificação; Jogo de cartas; Metodologias ativas
Data do documento: 28-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BITTENCOURT, Tomás Veras. Descarta: baralho da sustentabilidade como uma proposta gamificada de ensino da gestão de resíduos sólidos para estudantes da Educação Básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação do baralho educativo DESCARTA, concebido como uma ferramenta de gamificação voltada ao ensino da gestão de resíduos sólidos na Educação Básica. O tema é contextualizado pela crescente necessidade de abordagens pedagógicas que promovam a educação ambiental de forma engajadora e significativa. O objetivo central foi elaborar e testar um recurso didático baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vistas a estimular a consciência ambiental e a compreensão dos conceitos de sustentabilidade. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica, desenvolvimento do material e aplicação prática em uma escola da Rede Estadual de Olinda, Pernambuco. A implementação envolveu professores e alunos de nove turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, sendo acompanhada por testes práticos e aplicação de questionários para avaliar a eficácia da proposta. Os resultados apontaram avanços significativos na conscientização ambiental dos estudantes e na assimilação de conteúdos sobre gestão de resíduos sólidos após rodadas do jogo, identificando diferentes tipos de lixo. Observou-se, ainda, maior engajamento e participação ativa dos alunos, evidenciando a gamificação como uma estratégia pedagógica eficaz. Conclui-se que o baralho DESCARTA constitui uma contribuição relevante para o ensino de Educação Ambiental, oferecendo uma experiência lúdica que favorece a adoção de práticas sustentáveis. Recomenda-se a ampliação do uso desse recurso em diferentes contextos escolares, associada à formação continuada de docentes, para potencializar seus efeitos positivos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66149
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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