Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66143

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Eva Rolim-
dc.contributor.authorARAÚJO, Janaina Freitas Silva de-
dc.date.accessioned2025-09-23T14:57:34Z-
dc.date.available2025-09-23T14:57:34Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationARAÚJO, Janaína Freitas Silva de. A Comunicação através do som em mangás brasileiros: uma proposta de análise gráfica para onomatopéias. 2025. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66143-
dc.description.abstractA lacuna na investigação da onomatopeia como elemento gráfico nas histórias em quadrinhos brasileiras independentes pela ótica do Design da Informação é a oportunidade de pesquisa abordada pela autora desde o mestrado (Araújo, 2021). Com base no método de análise da imagem proposto por Greimas (2002) e Thompson (1995); assim como através das considerações acerca da morfologia visual de Frascara (2004); Frutiger (2007); Miranda (2013); Lupton & Philips (2018); e Derdyk (2020); e sobre as narrativas gráficas sequenciais Braga Jr. (2005, 2011, 2019); Vergueiro (2017); Luyten (1984, 2000, 2003); Bari (2007); Chinen (2013); Ramos (2009); Magalhães (2007) e Petrovana (2025); propomos um modelo de análise gráfica para as onomatopeias em quadrinhos brasileiros independentes. Este modelo foi testado inicialmente na obra Eruvë: o conto da dama de vidro (2015) durante o mestrado (Araújo, 2021); e em Tools Challenge (2017), obra do quadrinista Max Andrade, um dos grandes expoentes do quadrinho brasileiro independente. Como resultado, observamos como as onomatopeias podem ser classificadas em: auxiliares ou principais, a depender da apresentação das características gráficas contempladas pelo modelo proposto, a origem; o traço; a cor; a escala; e o movimento. A partir de uma abordagem fundamentada no Design, o estudo destaca a importância de observar os quadrinhos como artefatos gráficos e culturais, cujas escolhas visuais estão profundamente ligadas à experiência dos autores e às transformações das mídias contemporâneas. Ao integrar o Design aos estudos das narrativas sequenciais, a pesquisa amplia o entendimento sobre a comunicação visual nos quadrinhos e abre caminho para investigações futuras sobre a linguagem gráfica em contextos autorais e independentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectOnomatopeiaspt_BR
dc.subjectDesign da Informaçãopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectModelo de análise gráficapt_BR
dc.titleA Comunicação através do som em mangás brasileiros : uma proposta de análise gráfica para onomatopéiaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBRAGA JUNIOR, Amaro Xavier-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3393149118658302pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe gap in research on onomatopoeia as a graphic element in independent Brazilian comics from the perspective of Information Design is the research opportunity addressed by the author since her master’s studies (Araújo, 2021). Based on the image analysis method proposed by Greimas (2002) and Thompson (1995), as well as on the visual morphology considerations by Frascara (2004), Frutiger (2007), Miranda (2013), Lupton & Phillips (2018), and Derdyk (2020), and on the studies of sequential graphic narratives by Braga Jr. (2005, 2011, 2019), Vergueiro (2017), Luyten (1984, 2000, 2003), Bari (2007), Chinen (2013), Ramos (2009), Magalhães (2007), and Petrovana (2025), we propose a graphic analysis model for onomatopoeias in independent Brazilian comics. This model was initially tested in the work Eruvë: O Conto da Dama de Vidro (2015) during the master’s research (Araújo, 2021); and Tools Challenge (2017), a work by comic artist Max Andrade, one of the leading figures in independent Brazilian comics. As a result, we observed that onomatopoeias can be classified as either auxiliary or main, depending on the presence of the graphic characteristics contemplated in the proposed model: origin, stroke, color, scale, and movement. From a design-based approach, the study highlights the importance of viewing comics as both graphic and cultural artifacts, whose visual choices are deeply connected to the authors’ experiences and to the transformations of contemporary media. By integrating Design into the study of sequential narratives, this research expands the understanding of visual communication in comics and paves the way for future investigations into graphic language in independent and authorial contexts.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3072812137317009pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Janaina Freitas Silva De Araujo.pdf13,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons