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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66143
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MIRANDA, Eva Rolim | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Janaina Freitas Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T14:57:34Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T14:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Janaína Freitas Silva de. A Comunicação através do som em mangás brasileiros: uma proposta de análise gráfica para onomatopéias. 2025. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66143 | - |
dc.description.abstract | A lacuna na investigação da onomatopeia como elemento gráfico nas histórias em quadrinhos brasileiras independentes pela ótica do Design da Informação é a oportunidade de pesquisa abordada pela autora desde o mestrado (Araújo, 2021). Com base no método de análise da imagem proposto por Greimas (2002) e Thompson (1995); assim como através das considerações acerca da morfologia visual de Frascara (2004); Frutiger (2007); Miranda (2013); Lupton & Philips (2018); e Derdyk (2020); e sobre as narrativas gráficas sequenciais Braga Jr. (2005, 2011, 2019); Vergueiro (2017); Luyten (1984, 2000, 2003); Bari (2007); Chinen (2013); Ramos (2009); Magalhães (2007) e Petrovana (2025); propomos um modelo de análise gráfica para as onomatopeias em quadrinhos brasileiros independentes. Este modelo foi testado inicialmente na obra Eruvë: o conto da dama de vidro (2015) durante o mestrado (Araújo, 2021); e em Tools Challenge (2017), obra do quadrinista Max Andrade, um dos grandes expoentes do quadrinho brasileiro independente. Como resultado, observamos como as onomatopeias podem ser classificadas em: auxiliares ou principais, a depender da apresentação das características gráficas contempladas pelo modelo proposto, a origem; o traço; a cor; a escala; e o movimento. A partir de uma abordagem fundamentada no Design, o estudo destaca a importância de observar os quadrinhos como artefatos gráficos e culturais, cujas escolhas visuais estão profundamente ligadas à experiência dos autores e às transformações das mídias contemporâneas. Ao integrar o Design aos estudos das narrativas sequenciais, a pesquisa amplia o entendimento sobre a comunicação visual nos quadrinhos e abre caminho para investigações futuras sobre a linguagem gráfica em contextos autorais e independentes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Onomatopeias | pt_BR |
dc.subject | Design da Informação | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Modelo de análise gráfica | pt_BR |
dc.title | A Comunicação através do som em mangás brasileiros : uma proposta de análise gráfica para onomatopéias | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3393149118658302 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8785972548547906 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | The gap in research on onomatopoeia as a graphic element in independent Brazilian comics from the perspective of Information Design is the research opportunity addressed by the author since her master’s studies (Araújo, 2021). Based on the image analysis method proposed by Greimas (2002) and Thompson (1995), as well as on the visual morphology considerations by Frascara (2004), Frutiger (2007), Miranda (2013), Lupton & Phillips (2018), and Derdyk (2020), and on the studies of sequential graphic narratives by Braga Jr. (2005, 2011, 2019), Vergueiro (2017), Luyten (1984, 2000, 2003), Bari (2007), Chinen (2013), Ramos (2009), Magalhães (2007), and Petrovana (2025), we propose a graphic analysis model for onomatopoeias in independent Brazilian comics. This model was initially tested in the work Eruvë: O Conto da Dama de Vidro (2015) during the master’s research (Araújo, 2021); and Tools Challenge (2017), a work by comic artist Max Andrade, one of the leading figures in independent Brazilian comics. As a result, we observed that onomatopoeias can be classified as either auxiliary or main, depending on the presence of the graphic characteristics contemplated in the proposed model: origin, stroke, color, scale, and movement. From a design-based approach, the study highlights the importance of viewing comics as both graphic and cultural artifacts, whose visual choices are deeply connected to the authors’ experiences and to the transformations of contemporary media. By integrating Design into the study of sequential narratives, this research expands the understanding of visual communication in comics and paves the way for future investigations into graphic language in independent and authorial contexts. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3072812137317009 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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