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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66134

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorROSENDO, Ana Beatriz Lessa-
dc.date.accessioned2025-09-23T14:01:27Z-
dc.date.available2025-09-23T14:01:27Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.date.submitted2025-09-17-
dc.identifier.citationROSENDO, Ana Beatriz Lessa. Educação literária na EJA em Pernambuco: uma análise da proposta curricular na perspectiva dos paradigmas do ensino de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66134-
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a fazer uma análise de cunho qualiquantitativo acerca do primeiro módulo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Pernambuco, tomando como corpus de atuação o currículo do estado para a modalidade de ensino e focalizando o organizador curricular para a disciplina de Língua Portuguesa. O estudo utilizou como principal parâmetro teórico o livro Paradigmas do ensino de literatura (2020), do Prof. Dr. Rildo Cosson, traçando paralelos entre os paradigmas descritos neste e as habilidades e objetos de conhecimento apresentados no documento oficial, objetivando compreender o lugar destinado à literatura nesta proposta curricular. Desse modo, neste recorte, foram estudadas 06 (seis) habilidades correspondentes ao ensino de literatura, de um total de 31, nas quais se pôde notar inclinações aos paradigmas contemporâneos suscitados pelo autor. A partir de então, foram feitos comentários relacionados às correspondências e divergências do conteúdo apresentado pelo currículo em relação aos paradigmas de Cosson (2020), concluindo-se que, embora o documento abranja pontos relativos aos paradigmas da formação do leitor, social-identitário e do letramento literário, ainda há um caminho a ser percorrido para a inclusão escolar dos discentes da EJA e para o desenvolvimento das práticas de letramento literário desejadas pelo próprio currículo. O texto também é atravessado por reflexões acerca dos contextos vividos pelos sujeitos da EJA e a relação destes com a leitura e a literatura dentro e fora do sistema de ensino; da literatura em sua natureza e enquanto parte da cognição humana; da percepção do ensino de literatura dentro das salas de aula; e da importância da participação da literatura nos contextos curriculares.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectParadigmas do ensino de literaturapt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleEducação literária na EJA em Pernambuco: uma análise da proposta curricular na perspectiva dos paradigmas do ensino de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0420523206662631pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to make a qualitative and quantitative analysis of the first unit of the Youth and Adult Education modality (EJA) in Pernambuco, using the state’s curriculum for corpus analysis, focusing on the curriculum organizer for the Portuguese subject. The study utilized the book Paradigms of Literature Teaching (2020), by Dr. Rildo Cosson, as its main source, with which parallels were drawn between the paradigms described therein and the skills and contents presented in the official document, aiming to understand the space assigned to literature in this curriculum proposal. Thus, six skills related to literature teaching were studied, out of a total of 31, in which inclinations towards the contemporary paradigms raised by the author could be noticed. Thereafter, comments were made regarding the similarities and differences between the curriculum and Cosson's (2020) definitions, concluding that, although the document covers aspects related to the paradigms associated with literary reader education, social identity, and literary literacy, there is still room for improvement on the scholar inclusion of EJA students, and for developing literary literacy practices, which is desired by the curriculum itself. The text is also permeated by reflections on EJA students’ social contexts and their relationship with reading and literature inside and outside of the scholar system; literature in its very nature, and as a part of human cognition; the approach of literature within classrooms; and the importance of literature's inclusion in curricular contexts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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