Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66128
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOPES, Christianne Calado Vieira de Melo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Priscila Francelina da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T12:36:14Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T12:36:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Priscila Francelina da. Contabilidade geral: percepção dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco quanto ao domínio dos conteúdos diante do exame de suficiência. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66128 | - |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFPE quanto ao domínio do conteúdo de contabilidade geral diante das exigências do Exame de suficiência. Dessa forma, foi elaborada uma pesquisa de campo, através do Google forms e aplicada no mês de Julho de 2025. A metodologia utilizada é a descritiva, visto que é pretendido no trabalho observar, descrever e interpretar as percepções dos estudantes. A estrutura do formulário foi definida com o objetivo de perceber o desempenho e o domínio dos conteúdos sobre contabilidade e a forma de preparação utilizada para o Exame de Suficiência. Os primeiros resultados revelam que 23 alunos (79,31%) foram aprovados, dos quais 8 (27,59%) alunos consideraram que os conteúdos abordados em sala de aula levaram à aprovação, sem que precisasse revê-los. Outro achado da pesquisa evidência que os conteúdos referentes à Elaboração das Demonstrações Contábeis os quais foram apontados inicialmente com abordagem insuficiente, mas que em outro momento da pesquisa foram referendados que os alunos tinham dificuldades e não lembravam o que havia sido estudado. Outrossim, os estudantes validam a importância da UFPE enquanto instituição formadora de conhecimento e sua qualidade técnica, mas sugerem melhorias na grade curricular. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade Geral | pt_BR |
dc.subject | Exame de Suficiência | pt_BR |
dc.subject | Formação Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | UFPE | pt_BR |
dc.title | Contabilidade geral: percepção dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco quanto ao domínio dos conteúdos diante do exame de suficiência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4309332721843465 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This final project aims to investigate the perception of Accounting students at UFPE regarding their mastery of general accounting content in light of the requirements of the Proficiency Exam. Therefore, a field survey was designed using Google Forms and administered in July 2025. The methodology used is descriptive, as the study aims to observe, describe, and interpret students' perceptions. The questionnaire structure was designed to assess students' performance and mastery of accounting content and their preparation for the Proficiency Exam. Initial results reveal that 23 students (79.31%) passed, of which 8 (27.59%) considered that the content covered in class led to their approval without needing to review it. Another finding of the research shows that the content related to the Preparation of Financial Statements, which was initially identified as insufficiently addressed, was later confirmed by students who struggled and did not remember what had been studied. Furthermore, the students validate the importance of UFPE as a knowledge-forming institution and its technical quality, but suggest improvements to the curriculum. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERSAO_FINAL_TCC_PRISCILA_FRANCELINA_DA_SILVA_assinado.pdf | 515,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons