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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66118

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI NETO, Rafael-
dc.contributor.authorCOSTA NETO, Jonas da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-22T14:15:42Z-
dc.date.available2025-09-22T14:15:42Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, Jonas da Silva. Controle de altitude e atitude de um quadcoptero autônomo. 2025. 89f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66118-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso foi motivado pelo interesse em construir um drone competitivo para representar o Projeto de Extensão Asa Branca, na RoboCup, buscando desenvolver um sistema de controle embarcado robusto e eficiente utilizando componentes de baixo custo. O trabalho propôs o desenvolvimento de um sistema embarcado autônomo para o controle de atitude (roll, pitch e yaw) e altitude de um quadcoptero utilizando um ESP32. Inicialmente, os controladores PID foram sintonizados em ambiente de simulação com um algoritmo genético para otimização dos parâmetros, visando desempenho em tempo de acomodação, sobressinal e erro estacionário. Embora os parâmetros otimizados em simulação não tenham se mostrado eficazes no ambiente físico devido a simplificações do modelo, os resultados experimentais em bancadas de teste demonstraram a capacidade do sistema real em atingir boa estabilidade, erro em regime permanente próximo a nulo e sobressinal mínimo para os eixos de controle de atitude e altitude, mesmo sob distúrbios, validando a eficácia dos controladores implementados no hardware.pt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectQuadcopteropt_BR
dc.subjectControle PIDpt_BR
dc.subjectAlgoritmo genéticopt_BR
dc.subjectESP32pt_BR
dc.subjectVANTpt_BR
dc.titleControle de altitude e atitude de um quadcoptero autônomopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTEIXEIRA, Gustavo Azevedo-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0686917335916439pt_BR
dc.description.abstractxThe present Undergraduate Thesis was motivated by the interest in building a competitive drone to represent the "Asa Branca" Extension Project in RoboCup, seeking to develop a robust and efficient embedded control system using low-cost components. The work proposed the development of an autonomous embedded system for attitude (roll, pitch, and yaw) and altitude control of a quadcopter using an ESP32. Initially, PID controllers were tuned in a simulation environment with a genetic algorithm for parameter optimization, aiming for performance in settling time, overshoot, and steady-state error. Although the parameters optimized in simulation did not prove effective in the physical environment due to model simplifications, experimental results on test benches demonstrated the real system's ability to achieve good stability, near-zero steady-state error, and minimal overshoot for the attitude and altitude control axes, even under disturbances, validating the effectiveness of the hardware-implemented controllers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétricapt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Sistemas de Controle e Automaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7251947486497843pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Controle e Automação

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