Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66109

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Marcela Rebecca-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Beatriz Rufino da-
dc.date.accessioned2025-09-19T20:53:51Z-
dc.date.available2025-09-19T20:53:51Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Beatriz Rufino da. Gênero, trabalho e poder: uma análise sobre a secretária executiva. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Secretaraido Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66109-
dc.description.abstractAs relações históricas de desigualdade de gênero no mercado de trabalho podem influenciar na desvalorização simbólica e concreta de profissões majoritariamente femininas, afetando seu prestígio social, nível hierárquico e reconhecimento institucional (Hirata, 2002). Nesse sentido, este estudo busca analisar a influência das relações de gênero nas dinâmicas de trabalho e poder no secretariado executivo, com foco na construção simbólica da figura da secretária e nas barreiras à sua ascensão profissional. O método qualitativo possibilita a compreensão de construções simbólicas e desigualdades de gênero historicamente enraizadas nas profissões femininas (Scott, 1995), com uma revisão bibliográfica em artigos científicos, coletados na base de dados CAFe via portal de periódicos da CAPES, a partir de dados analisados por meio da Análise de Conteúdo, seguindo as fases de i) pré-análise, ii) exploração do material e iii) tratamento dos resultados (Bardin, 1977), pretendeu-se buscar sentidos arraigados nas desigualdades de gênero (Fraser, 2002), adequando-se o método, portanto, à problemática deste artigo. A partir desta análise, compreendeu-se que a identidade profissional no secretariado executivo é construída por discursos históricos e sociais que reproduzem estereótipos de gênero, vinculando a figura da secretária a atributos como cuidado e subordinação. Essa construção simbólica contribui para a desvalorização da profissão e para a invisibilidade de suas competências técnicas e gerenciais. Nesta perspectiva, concluiu-se que as barreiras à ascensão profissional de mulheres no secretariado executivo está enraizada não apenas em estruturas institucionais, mas também em construções simbólicas que associam a função aos papéis de gênero tradicionalmente femininos. Tais barreiras reforçam a desvalorização do trabalho desempenhado por essas profissionais, dificultando seu reconhecimento e limitando o acesso a posições de maior responsabilidade e prestígio, mesmo diante de qualificação técnica ou experiência, o que requer, de forma complementar, uma compreensão aprofundada das estruturas patriarcais e capitalistas que desvalorizam o trabalho feminino.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGênero Secretariado Executivopt_BR
dc.subjectTrabalho Femininopt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.titleGênero, trabalho e poder: uma análise sobre a secretária executivapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3428610404346623pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6034842332008434pt_BR
dc.description.abstractxHistorical relations of gender inequality in the labor market can influence the symbolic and concrete devaluation of predominantly female professions, affecting their social prestige, hierarchical level, and institutional recognition (Hirata, 2002). In this context, this study aims to analyze the influence of gender relations on the dynamics of work and power in executive secretarial practice, focusing on the symbolic construction of the secretarial figure and the barriers to her professional advancement. The qualitative method allows for an understanding of symbolic constructions and gender inequalities historically rooted in feminized professions (Scott, 1995). Through a literature review of scientific articles collected from the CAFe database via the CAPES journal portal, data were analyzed using Content Analysis, following the phases of i) pre-analysis, ii) material exploration, and iii) treatment of results (Bardin, 1977). The objective was to uncover the deep-seated meanings within gender inequalities (Fraser, 2002), thus aligning the method with the research problem. From this analysis, it was understood that the professional identity in the executive secretarial field is constructed by historical and social discourses that reproduce gender stereotypes, linking the figure of the secretary to attributes such as care and subordination. This symbolic construction contributes to the devaluation of the profession and the invisibility of its technical and managerial competencies. In this perspective, it was concluded that the barriers to the professional advancement of women in the executive secretarial field are rooted not only in institutional structures but also in symbolic constructions that associate the role with traditionally feminine gender roles. Such barriers reinforce the devaluation of the work performed by these professionals, hindering their recognition and limiting their access to positions of greater responsibility and prestige, even in the face of technical qualifications or experience. This, in turn, requires a complementary and in-depth understanding of the patriarchal and capitalist structures that devalue female labor.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Secretariado Executivopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Beatriz Rufino da Silva.pdf892,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons