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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66079

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dc.contributor.advisorCASTILLO, Leonardo Augusto Gomes-
dc.contributor.authorARAUJO, Allan Rodrigo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-19T13:41:11Z-
dc.date.available2025-09-19T13:41:11Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.identifier.citationARAUJO, Allan Rodrigo Dos Santos. Compass-MM: proposição de um modelo de maturidade organizacional em agilidade e design estratégicos para negócios digitais. 2025. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66079-
dc.description.abstractIntrodução – Diante de um mundo globalizado e complexo afetado por situações como a pandemia provocada pelo COVID-19, as organizações têm passado por profundas transformações para serem relevantes e inovadoras através da oferta de novos produtos, serviços e modelos de negócios. Forças como o Design Estratégico, a Gestão do Design (Design Management) e Inovação guiada por Design (Design- Driven Innovation); e a Agilidade Organizacional têm sido apontadas, isoladamente, como alternativas capazes de prover diferencial competitivo aos negócios. Entretanto, apesar de diversos trabalhos recentes para a integração de ambos no nível operacional, há pouca evidência empírica relacionada à promoção desta integração no nível estratégico. Objetivo – Formular e validar um modelo de maturidade organizacional (denominado COMPASS-MM) que integre Agilidade e Design Estratégicos para negócios digitais, guiando organizações e profissionais que desejam direcionar decisões de alto nível e, com isso, facilitar processos de transformação organizacional. Método – Pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizando o Design Science Research (DRS) como método de pesquisa combinando diferentes fases do design e técnicas tais como: compreensão do problema (revisão bibliográfica); geração de alternativas (entrevistas com praticantes); elaboração de proposição (triangulação de dados) e avaliação da proposição (grupo focal com especialistas). Resultados – Desenvolvimento e avaliação de um modelo de maturidade (COMPASS-MM) com cinco níveis evolutivos e múltiplas dimensões (Metodologias de Novos Produtos/Serviços, Modelos de Negócios, Estrutura Organizacional, Inovação e Planejamento Estratégico), incluindo um modelo de avaliação para apoiar o diagnóstico do nível de capacidade da organização em cada uma das dimensões. Conclusão - O estudo concluiu que a integração de Agilidade e Design em nível estratégico pode representar um diferencial competitivo para negócios digitais, pois aprimora processos de inovação e gera maior valor para o cliente. Nisto, o modelo COMPASS-MM se apresentou como uma contribuição prática e teórica ao prover um direcionamento para organizações diagnosticarem seu estágio de maturidade e a definirem ações de melhoria contínua. Em termos de trabalhos futuros, propõe-se expandir a aplicação do modelo em diferentes setores, bem como aprofundar estudos de caso longitudinais que validem seus impactos em termos de inovação, cultura organizacional e desempenho financeiro.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectModelo de Maturidade Organizacionalpt_BR
dc.subjectDesign Estratégicopt_BR
dc.subjectGestão do Designpt_BR
dc.subjectAgilidade Organizacionalpt_BR
dc.subjectNegócios Digitaispt_BR
dc.titleCompass-MM : proposição de um modelo de maturidade organizacional em agilidade e design estratégicos para negócios digitaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0902980235660943pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIntroduction – In a globalized and complex world marked by events such as the COVID-19 pandemic, organizations have undergone profound transformations to remain relevant and innovative by offering new products, services, and business models. Strategic Design, Design Management, Design-Driven Innovation, and Organizational Agility have each been identified as potential sources of competitive advantage. However, despite various recent efforts to integrate these approaches at the operational level, there is limited empirical evidence on promoting their integration at the strategic level. Objective – To formulate and validate an organizational maturity model (named COMPASS-MM) that integrates Strategic Agility and Strategic Design for digital businesses, guiding organizations and professionals who seek to make high- level decisions and, thus, facilitate organizational transformation. Method – This exploratory qualitative study employed Design Science Research (DSR), combining different design phases and techniques, such as problem understanding (literature review), generation of alternatives (interviews with practitioners), development (data triangulation), and evaluation (expert focus group). Results – The study yielded the development and evaluation of a maturity model (COMPASS-MM) comprising five evolutionary levels and multiple dimensions (New Product/Service Methodologies, Business Models, Organizational Structure, Innovation, and Strategic Planning). The model also includes an assessment tool to diagnose an organization’s capacity level in each dimension. Conclusion – The findings suggest that integrating Agility and Design at the strategic level can provide a competitive advantage for digital businesses by enhancing innovation processes and delivering greater customer value. In this context, the COMPASS-MM model serves as both a practical and theoretical contribution by providing guidance for organizations to diagnose their maturity stage and define continuous improvement actions. Future research is encouraged to expand the model’s application across different sectors and conduct longitudinal case studies to validate its effects on innovation, organizational culture, and financial performance.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

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