Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66062
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POSTAL, Ricardo | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Jessica Rodrigues Ottoni | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T12:32:14Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19T12:32:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-11 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Jessica Rodrigues Ottoni. A presença de símbolos religiosos na formação de uma poética de modernidade no teatro de Joaquim Cardozo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66062 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa as peças O Coronel de Macambira e De uma Noite de Festa, de Joaquim Cardozo, com o objetivo de investigar a presença de símbolos da religiosidade popular e sua articulação com a poética de modernidade elaborada pelo autor. Parte-se da hipótese de que Cardozo propõe uma visão crítica da modernidade excludente imposta ao Nordeste, por meio de uma dramaturgia simbólica, fragmentária e marcada por elementos do imaginário popular regional. O estudo adota uma abordagem qualitativa e interpretativa, de caráter estético-comparado, fundamentada nos aportes teóricos de Theodor Adorno, Tânia Carvalhal, Gilbert Durand, Peter Szondi e Câmara Cascudo. Observa-se que, nas duas peças, a modernização aparece como um projeto falido e violento, sustentado por instituições políticas, científicas e religiosas que traem seus próprios princípios. Em contraponto, a religiosidade popular, de matriz católica e afro-brasileira, emerge como eixo estruturante de uma resistência simbólica, apontando para outra forma de progresso: mais humana, inclusiva e em diálogo com as tradições ancestrais. A análise evidencia que, ao utilizar o bumba-meu-boi como matriz poética, Cardozo insere o teatro nordestino em uma discussão crítica sobre identidade, desenvolvimento e justiça social. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Joaquim Cardozo | pt_BR |
dc.subject | dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | modernidade | pt_BR |
dc.subject | religiosidade popular | pt_BR |
dc.subject | poética | pt_BR |
dc.title | A PRESENÇA DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS NA FORMAÇÃO DE UMA POÉTICA DE MODERNIDADE NO TEATRO DE JOAQUIM CARDOZO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4468145682489069 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article analyzes the theater plays O Coronel de Macambira and De uma Noite de Festa by Joaquim Cardozo, with the goal of investigating the presence of symbols of popular religiosity and their articulation with the poetic of modernity elaborated by the author. The initial hypothesis is that Cardozo proposes a critical view of the exclusionary modernity imposed on the Northeast, through a symbolic, fragmentary dramaturgy marked by elements of regional popular imagination. The study adopts a qualitative and interpretative approach, with a comparative aesthetic character, grounded in the theoretical contributions of Theodor Adorno, Tânia Carvalhal, Gilbert Durand, Peter Szondi, and Câmara Cascudo. It is observed that, in both plays, modernization appears as a failed and violent project, sustained by political, scientific, and religious institutions that betray their own principles. In contrast, popular religiosity, rooted in Catholicism and Afro-Brazilian traditions, emerges as a structuring axis of a symbolic resistance, pointing to another form of progress: one that is more humane, inclusive, and in dialogue with ancestral traditions. The analysis shows that, by using bumba-meu-boi as a poetic matrix, Cardozo inserts Northeastern theater into a critical discussion of identity, development, and social justice. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jessica Rodrigues Ottoni Batista.docx.pdf | 443,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons