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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66057

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dc.contributor.advisorMOURA, Klebson Humberto de Lucena-
dc.contributor.authorGOMES, Leticia Monteiro-
dc.date.accessioned2025-09-18T18:30:03Z-
dc.date.available2025-09-18T18:30:03Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.date.submitted2025-09-09-
dc.identifier.citationGOMES, Letícia Monteiro. Título: Análise da participação da população brasileira no mercado financeiro entre os períodos de 2019-2023 à luz da economia comportamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66057-
dc.description.abstractO brasileiro tem uma relação singular e profundamente enraizada com o dinheiro, marcada pela dificuldade em poupar e gerir o orçamento, influenciada por vários fatores macroeconômicos, mas também comportamentais. Nos últimos anos, houve um aumento notável na participação dos brasileiros no mercado financeiro, especialmente entre a classe C, refletindo uma maior democratização dos investimentos. Esse movimento está associado a uma crescente conscientização sobre finanças pessoais e ao fácil acesso à informação. O estudo busca compreender como a economia comportamental influencia as decisões financeiras individuais, analisando aspectos como vieses cognitivos, heurísticas e fatores psicológicos que moldam o comportamento dos investidores. A partir de uma abordagem qualitativa, serão explorados os elementos que direcionam a maneira como os brasileiros lidam com o dinheiro e participam do mercado financeiro.pt_BR
dc.format.extent29ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectDecisões financeiraspt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectVieses cognitivospt_BR
dc.titleAnálise da participação da população brasileira no mercado financeiro entre os períodos de 2019-2023 à luz da economia comportamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6278414522078224pt_BR
dc.description.abstractxBrazilians have a unique and deeply rooted relationship with money, marked by difficulties in saving and managing their budget, influenced by various macroeconomic and behavioral factors. In recent years, there has been a notable increase in Brazilian participation in the financial market, especially among the middle class, reflecting greater democratization of investments. This movement is associated with growing awareness of personal finance and easy access to information. This study aims to understand how behavioral economics influences individual financial decisions by analyzing aspects such as cognitive biases, heuristics, and psychological factors that shape investor behavior. Through a qualitative approach, these elements will be discussed as a way to understand how Brazilians handle money and engage in the financial market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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