Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66055
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRACCHI, Daniela Nery | - |
dc.contributor.author | FARIAS, Karolyne Santiago | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T18:13:36Z | - |
dc.date.available | 2025-09-18T18:13:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-11 | - |
dc.identifier.citation | Farias, Karolyne Santiago. Inventário botânico afetivo: reflexões a partir da produção de antotipia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66055 | - |
dc.description.abstract | O projeto Inventário Botânico Afetivo mergulha no universo da antotipia, uma técnica fotográfica ancestral que utiliza pigmentos naturais extraídos de plantas para criar imagens únicas e sensíveis. Através de uma minuciosa pesquisa e experimentação, o projeto busca resgatar essa técnica e explorar seu potencial artístico e ecológico. Utilizando a rica vegetação da cidade de Caruaru, no Agreste Pernambucano, como fonte de pigmentos naturais, o projeto resultou em um acervo de fotografias que documentam a diversidade da flora local e as possibilidades expressivas da antotipia. Cada imagem é um registro da interação entre a luz, a planta e o papel, revelando a singularidade de cada espécie e a beleza intrínseca da natureza. Além de seu valor estético, o projeto propõe uma reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente. Ao utilizar recursos naturais e promover uma produção fotográfica mais sustentável, o projeto contribui para a valorização da biodiversidade e incentiva a busca por alternativas mais ecológicas na produção artística. A metodologia do projeto se ancora na A/r/tografia, que propõe a interconexão entre arte, pesquisa e ensino de forma dinâmica e também subjetiva. As etapas de desenvolvimento envolveram uma imersão teórica na história da antotipia, a coleta e experimentação com diferentes espécies de plantas e a construção de um acervo fotográfico com imagens impressas através da técnica e informações sobre cada espécie. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Antotipia | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Processos fotográficos alternativos | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Inventário botânico afetivo: reflexões a partir da produção de antotipia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2019297101979485 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6149456459123478 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Affective Botanical Inventory project delves into the world of anthotype, an ancient photographic technique that uses natural pigments extracted from plants to create unique and delicate images. Through meticulous research and experimentation, the project seeks to revive this technique and explore its artistic and ecological potential. Utilizing the rich vegetation of Caruaru, a city in the Agreste region of Pernambuco, Brazil, as a source of natural pigments, the project resulted in a collection of photographs that document the diversity of local flora and the expressive possibilities of anthotype. Each image is a record of the interaction between light, plant, and paper, revealing the uniqueness of each species and the intrinsic beauty of nature. Beyond its aesthetic value, the project proposes a reflection on our relationship with the environment. By using natural resources and promoting a more sustainable photographic production, the project contributes to the valorization of biodiversity and encourages the search for more ecological alternatives in artistic production. The project's methodology is anchored in A/r/tography, which proposes the interconnection between art, research, and teaching in a dynamic and subjective way. The development stages involved a theoretical immersion in the history of anthotype, the collection and experimentation with different plant species, and the construction of a photographic collection with images printed using the technique and information about each species. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inventário Botânico Afetivo- reflexões a partir da produção de antotipia.pdf | 16,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons