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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFrança, Eduardo Melo-
dc.contributor.authorLima, Gabryella Gomes do Nascimento Veras-
dc.date.accessioned2025-09-18T17:37:51Z-
dc.date.available2025-09-18T17:37:51Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-09-17-
dc.identifier.citationLIMA, Gabryella Gomes do Nascimento Veras. O defunto-autor: representação do tédio e da melancolia em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras- Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66053-
dc.description.abstractO presente estudo propõe uma análise centrada na representação da melancolia na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. O objetivo principal é problematizar de que maneira essa melancolia atravessa a figura do narrador-personagem, Brás Cubas, articulando-se à constituição de um sujeito moderno marcado pelo desencanto, pelo tédio e pela fragmentação da experiência. Autores como Antonio Candido (1997), Alfredo Bosi (2005) e Sérgio Paulo Rouanet (2007) forneceram perspectivas essenciais para compreender a presença da melancolia na tessitura narrativa de Machado, cada um a seu modo apontando para um sujeito cindido, irônico e desencantado. Para tratar da ideia de melancolia, recorremos ao texto Luto e melancolia de Freud (2006) e às principais ideias de Walter Benjamin (1984) sobre o tema. Essa leitura nos permite observar que a melancolia na obra não se restringe a uma tonalidade emocional ou psicológica, mas se configura como um dispositivo formal e discursivo, presente tanto na fragmentação da narrativa quanto nas escolhas temáticas do autor.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMemórias póstumas de Brás Cubaspt_BR
dc.subjectmelancoliapt_BR
dc.subjectmodernidadept_BR
dc.titleO defunto autor: representação do tédio e da melancolia em Memórias Póstumas de Brás Cubaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1212143542139385pt_BR
dc.description.abstractxThis study proposes an analysis centered on the representation of melancholy in The Posthumous Memoirs of Brás Cubas, by Machado de Assis. The main objective is to problematize how melancholy permeates the figure of the narrator-character, Brás Cubas, intertwining with the constitution of a modern subject marked by disenchantment, boredom, and the fragmentation of experience. Authors such as Antonio Candido (1997), Alfredo Bosi (2005), and Sérgio Paulo Rouanet (2007) provide essential perspectives for understanding the presence of melancholy in Machado’s narrative fabric, each pointing, in their own way, to a divided, ironic, and disenchanted subject. To address the concept of melancholy, this work draws on Freud’s Mourning and Melancholia (2006) and Walter Benjamin’s (1984) key reflections on the theme. This reading allows us to observe that melancholy in the novel is not limited to an emotional or psychological tone but emerges as a formal and discursive device, expressed both in the fragmentation of the narrative and in the author’s thematic choices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

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