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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66050

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, José Eduardo-
dc.contributor.authorCAPITÓ, Romário Barros-
dc.date.accessioned2025-09-18T12:32:19Z-
dc.date.available2025-09-18T12:32:19Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.citationCAPITO, Romario Barros. Identificando características monogênicas do ser humano: proposta de sequência didática. 2025. Dissertação o(Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66050-
dc.description.abstractO ensino por investigação é uma abordagem educacional que estimula os estudantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos para resolver problemas do cotidiano e relacionar conceitos científicos à sua realidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a importância do ensino por investigação na área de Ciências da Natureza desde o Ensino Fundamental, incentivando o compartilhamento dos resultados das investigações. No entanto, muitas vezes, o ensino de Genética é abstrato e desvinculado da vida dos alunos, o que leva ao desinteresse. É essencial que os professores reflitam sobre suas práticas pedagógicas e diversifiquem suas abordagens para tornar o ensino de Genética mais envolvente. O uso de heredogramas em sala de aula ajuda a compreender os padrões de herança monogênica que ocorrem no ser humano. O termo monogenia refere-se a características que são herdadas a partir de um único gene. Suas regras foram estabelecidas por Gregor Mendel, no final do século XIX, que escolheu a ervilha-de-cheiro, Pisum sativum, como seu organismo de pesquisa. O Trabalho de Conclusão de Mestrado apresentado teve como propósito desenvolver uma proposta de sequência didática que viesse a despertar o interesse pela Genética pelos estudantes do Ensino Médio, através de jogos didáticos, estudos de caso e atividades investigativas. Com isso, pretende-se tornar o ensino de Genética mais envolvente e contextualizado, incentivando a participação ativa dos alunos na aprendizagem e na pesquisa científica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectgenéticapt_BR
dc.subjectheredogramapt_BR
dc.subjectmonogênicaspt_BR
dc.titleIdentificando características monogênicas do ser humano : proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2373470599500675pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1672269409156109pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxInquiry-based teaching is an educational approach that encourages students to apply the knowledge they have acquired to solve everyday problems and to relate scientific concepts to their reality. The National Common Curricular Base (BNCC) emphasizes the importance of inquiry-based teaching in the field of Natural Sciences from elementary education, encouraging the sharing of the results of investigations. However, often, the teaching of Genetics is abstract and disconnected from students' lives, leading to disinterest. It is essential for teachers to reflect on their pedagogical practices and diversify their approaches to make the teaching of Genetics more engaging. The use of pedigrees in the classroom helps to understand the patterns of monogenic inheritance that occur in humans. The term monogeny refers to characteristics that are inherited from a single gene. Its rules were established by Gregor Mendel in the late 19th century, who chose the sweet pea, Pisum sativum, as his research organism. The Master's thesis presented aimed to develop a proposal for a didactic sequence that would spark interest in Genetics among high school students, through didactic games, case studies, and investigative activities. Thus, the goal is to make the teaching of Genetics more engaging and contextualized, encouraging active participation from students in learning and scientific research.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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