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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarreto, Raylane Andreza Dias Navarro-
dc.contributor.authorSantos, Maria Eduarda Coutinho Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-17T21:56:48Z-
dc.date.available2025-09-17T21:56:48Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-09-17-
dc.identifier.citationSANTOS. Maria Eduarda Coutinho Oliveira. Quando a subversão também educa: o caso da militante política de esquerda Maria Teresa de Lemos Vilaça (1945-). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66044-
dc.description.abstractEste artigo tem como enfoque a trajetória de formação política de Maria Teresa de Lemos Vilaça, uma mulher militante de esquerda durante o Regime Civil-Militar (1964-1985), com o objetivo de compreender como as atividades consideradas subversivas pelo regime podem ser formativas e auxiliadoras na construção da identidade política, ampliando o foco da pesquisa para além dos espaços de educação formal. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental, na qual foram analisadas as folhas de antecedentes da militante, produzida pela Delegacia de Ordem e Política e Social (DOPS), seu processo de indenização e o Relatório Final da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, criado e instalado oficialmente em 2012 por meio da Lei Estadual nº 14.688. As reflexões teóricas da pesquisa estiveram à luz da historiadora Michelle Perrot (1995, 2007), que analisa a história das mulheres em uma perspectiva mais plural e as situa como protagonistas de seus caminhos. Os resultados, após a análise documental, revelaram que a participação de Maria Teresa nos movimentos estudantis e em partidos políticos de esquerda, considerados como subversivos pelos militares à época, foi primordial para sua formação educativa, política e ética, especialmente diante do contexto em que estava inserida. Esses elementos proporcionam não apenas compreender como ela se forjou como sujeito histórico, mas também, destaca a atuação das mulheres em tempos de autoritarismo político.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSubversãopt_BR
dc.subjectDitadura civil-militarpt_BR
dc.subjectMulheres militantespt_BR
dc.subjectMaria Teresa de Lemos Vilaçapt_BR
dc.titleQuando a subversão também educa: o caso da militante política de esquerda Maria Teresa de Lemos Vilaça (1945-)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Tayanne Adrian Santana Morais da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6506302553828720pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6749653436674174pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9923662999985451pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-4552-5904pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

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