Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66043

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas-
dc.contributor.authorSOUZA, Mayara Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-17T21:54:25Z-
dc.date.available2025-09-17T21:54:25Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Mayara. Desafios da relação família e escola: um olhar sob a perspectiva dos responsáveis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66043-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos familiares dos estudantes na construção de uma relação participativa em uma escola pública do município do Cabo de Santo Agostinho – PE. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas realizadas com três perfis familiares: tradicional, monoparental e atípico. A análise foi orientada pela técnica de análise de conteúdo, permitindo a categorização das falas em três eixos: participação nas atividades escolares; barreiras na relação família-escola; e acolhimento à diversidade familiar. Os dados indicam que, embora as famílias demonstrem interesse em participar da vida escolar dos filhos, encontram obstáculos como sobrecarga materna, incompatibilidade de horários e falta de preparo institucional para lidar com diferentes realidades.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectDiversidade familiarpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleDesafios da relação família e escola: um olhar sob a perspectiva dos responsáveispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2980903634018483pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1747853991109365pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to understand the challenges faced by students’ families in building a participatory relationship within a public school in Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brazil. The research follows a qualitative case study approach, using semi-structured interviews with three family profiles: traditional, single-parent, and atypical. Data were analyzed through content analysis, allowing the categorization of findings into three axes: participation in school activities, barriers in the family-school relationship, and the welcoming of family diversity. Results indicate that, although families show interest in engaging in their children’s school life, they face obstacles such as maternal overload, schedule incompatibilities, and a lack of institutional preparation to address diverse family realities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mayara Pereira da Silva Souza.pdf327,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons