Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66043
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Mayara Pereira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T21:54:25Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T21:54:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-15 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mayara. Desafios da relação família e escola: um olhar sob a perspectiva dos responsáveis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66043 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos familiares dos estudantes na construção de uma relação participativa em uma escola pública do município do Cabo de Santo Agostinho – PE. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas realizadas com três perfis familiares: tradicional, monoparental e atípico. A análise foi orientada pela técnica de análise de conteúdo, permitindo a categorização das falas em três eixos: participação nas atividades escolares; barreiras na relação família-escola; e acolhimento à diversidade familiar. Os dados indicam que, embora as famílias demonstrem interesse em participar da vida escolar dos filhos, encontram obstáculos como sobrecarga materna, incompatibilidade de horários e falta de preparo institucional para lidar com diferentes realidades. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Diversidade familiar | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Desafios da relação família e escola: um olhar sob a perspectiva dos responsáveis | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2980903634018483 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1747853991109365 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to understand the challenges faced by students’ families in building a participatory relationship within a public school in Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brazil. The research follows a qualitative case study approach, using semi-structured interviews with three family profiles: traditional, single-parent, and atypical. Data were analyzed through content analysis, allowing the categorization of findings into three axes: participation in school activities, barriers in the family-school relationship, and the welcoming of family diversity. Results indicate that, although families show interest in engaging in their children’s school life, they face obstacles such as maternal overload, schedule incompatibilities, and a lack of institutional preparation to address diverse family realities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mayara Pereira da Silva Souza.pdf | 327,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons