Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66035
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Aparecida Leal da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T19:25:23Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T19:25:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, NMaria Aparecida Leal da. Decisões didáticas de um professor de matemática da cidade de Alagoinha/PE com o saber fracionário. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66035 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa e teve por objetivo analisar as Decisões Didáticas do professor de Matemática no âmbito das macrodecisões e microdecisões tomadas para o ensino de frações no 6o ano do Ensino Fundamental. Adotamos o referencial teórico que trata das Decisões Didáticas situando nosso estudo, a princípio, na Teoria das Situações Didáticas (TSD) desenvolvida por Guy Brousseau e, de modo específico, no modelo de Níveis de Atividade do Professor, proposto por Margolinas, a fim de refletir sobre os conhecimentos e concepções mobilizados pelos docentes em cada nível desse modelo consoante aos fatores de decisão que possam ter influenciado a tomada de decisão didática do professor nos níveis de sua atividade compreendidos no referido modelo. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, uma vez que a pretensão desse estudo é a de construir conhecimento acerca das Decisões Didáticas do professor de Matemática frente ao saber fracionário ao fazer uso do conhecimento já construído em relação a essa temática. Ademais, baseia-se em um estudo de caso de um professor de Matemática que leciona no 6o ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal na cidade de Alagoinha/PE. As análises apresentadas versam sobre o planejamento de aulas, elaboradas pelo docente, discutidas por meio de uma entrevista semiestruturada, no intento de identificar os conhecimentos e as concepções mobilizados pelo professor nos momentos que antecedem a sua ação em sala de aula (níveis +3, +2, +1), sobre os dados observados durante a situação didática vivenciada pelo docente, também apresentadas em um diário de bordo no momento de interação com os estudantes (níveis 0, -1). Os resultados apresentados, portanto, apontam para indícios de conhecimentos mobilizados, sobretudo, no que se refere ao conhecimento do currículo, à relação pessoal do professor com a disciplina, ao saber a ser ensinado e ao conhecimento que detêm sobre a turma, condição intrinsecamente relacionada aos fatores de decisão do tipo epistêmico e história didática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Decisões Didáticas | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos e concepções do professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino de frações | pt_BR |
dc.title | Decisões didáticas de um professor de matemática da cidade de Alagoinha/PE com o saber fracionário | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0893001231908396 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study was developed in the field of Mathematics Didactics of French origin and aimed to analyze the Didactic Decisions of mathematics teachers in the context of macro-decisions and micro-decisions made for the teaching of fractions in the 6th grade of elementary school. We adopted the theoretical framework that deals with Didactic Decisions, situating our study, at first, in the Theory of Didactic Situations (TSD) developed by Guy Brousseau, and specifically, in the model of teacher activity levels, proposed by Margolinas, in order to reflect on the knowledge and conceptions mobilized by teachers at each level of this model, according to the decision factors that may have influenced the teacher's didactic decision making at the levels of their activity included in this model. The research methodology is characterized as qualitative and exploratory, since the aim of this study is to build knowledge about the Didactic Decisions of Mathematics teachers in relation to fractional knowledge, making use of the knowledge already built up in relation to this theme. It is based on a case study of a Mathematics teacher who teaches 6th grade in a municipal school in the city of Alagoinha/PE. The analyses presented deal with the lesson plans drawn up by the teacher, discussed through a semi-structured interview with the aim of identifying the knowledge and conceptions mobilized by the teacher in the moments leading up to his classroom action (levels +3, +2, +1) and the data observed during the didactic situation experienced by the teacher and also presented in a logbook at the moment of interaction with the students (levels 0, -1). The results presented give indications of knowledge mobilized mainly with regard to knowledge of the curriculum, the teacher's personal relationship to the subject and the knowledge to be taught and their knowledge of the class, a condition related to decision factors of the epistemic type and didactic history. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Aparecida Leal da Silva.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons