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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJERÔNIMO, Taciana de Barros-
dc.contributor.authorSANTOS, Nerlucyton Gomes dos-
dc.date.accessioned2025-09-17T19:01:35Z-
dc.date.available2025-09-17T19:01:35Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Nerlucyton Gomes Dos. Qualidade do serviço de sistema integrado de gestão acadêmica: um estudo de caso em programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66031-
dc.description.abstractEste estudo insere-se na temática da avaliação da qualidade do serviço de sistemas de informações no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. O estudo concentrou-se na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), após a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu estiveram entre os primeiros usuários do novo sistema, sendo os integrantes da pesquisa realizada. A pesquisa caracteriza-se por natureza aplicada, finalidade descritiva e abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada através de observação participante e aplicação de questionários. A análise dos dados seguiu a perspectiva semântica fundamentada no modelo de DeLone e McLean (2003), que contempla variáveis independentes da qualidade do sistema de informação (sistema, suporte e informação) e as variáveis dependentes referentes à percepção do usuário e à utilidade do sistema. Os resultados evidenciaram melhorias significativas nas atividades desempenhadas nos PPGs após a implantação do SIGAA, bem como um sentimento predominante de satisfação dos usuários quanto à utilidade do sistema. Foram identificados problemas em determinadas funcionalidades e lacunas na implementação, e apontadas sugestões de aprimoramento que poderão contribuir para elevar a qualidade do serviço do SIGAA na UFPE.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliação da qualidadept_BR
dc.subjectSistemas informacionaispt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectGestão de SIpt_BR
dc.titleQualidade do serviço de sistema integrado de gestão acadêmica : um estudo de caso em programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3724876805690449pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis study is part of the theme of evaluating the quality of information systems service in the context of Brazilian federal higher education institutions (IFES). The study focused on the Federal University of Pernambuco (UFPE), after the implementation of the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). Stricto sensu postgraduate programs (PPGs) were among the first users of the new system, being the participants in the research carried out. The research is characterized by its applied nature, descriptive purpose, and qualitative approach. Data collection was conducted through participant observation and questionnaires. Data analysis followed the semantic perspective based on the model by DeLone and McLean (2003), which includes independent variables of the quality of the information system (system, support and information) and dependent variables related to user perception and the usefulness of the system. The results showed significant improvements in the activities performed in the PPGs after the implementation of SIGAA, as well as a predominant feeling of user satisfaction regarding the usefulness of the system. Problems were identified in certain functionalities and gaps in the implementation, and suggestions for improvements were made that could contribute to improving the quality of SIGAA service at UFPE.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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