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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66024
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RAMOS, Vânia Pinheiro | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Karyne Kirley Negromonte | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T18:00:54Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T18:00:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Karyne Kirley Negromonte. Cartilha educacional para a promoção do autocuidado de pacientes em uso de anticoagulantes orais à Luz da Teoria de Orem. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66024 | - |
dc.description.abstract | Os anticoagulantes orais são medicamentos utilizados com a finalidade de evitar processos tromboembólicos, sendo necessário o acompanhamento laboratorial regular e adoção de medidas que promovam o autocuidado, adesão medicamentosa e prevenção de complicações, por meio de informação. A atuação dos profissionais de enfermagem requer uma assistência integral voltada ao paciente anticoagulado. As tecnologias educacionais são ferramentas que podem auxiliar nas ações de educação em saúde a esta clientela. Objetivo: Descrever o processo de construção e avaliação de uma cartilha educacional para a promoção do autocuidado de pacientes em uso de anticoagulantes orais à Luz da Teoria de Orem. Método: Foi realizado um estudo metodológico, de abordagem mista aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFPE CAAE no 75807223.4.0000.5208 e parecer no 6.599.106 nas seguintes etapas: 1) Identificação dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de práticas de autocuidado, por meio de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar os conhecimentos necessários para o autocuidado de pacientes em uso de anticoagulantes orais, nas seguintes fontes de dados BVS, BIREME, WEB OF SCIENCE, PUBMED e SCOPUS. A análise dos seis artigos possibilitou identificar que os conhecimentos necessários acerca dos anticoagulantes orais interferem diretamente na adesão ao tratamento medicamentoso e no autocuidado destes pacientes. Evidenciou-se a busca de informação e conhecimento como estratégia de autocuidado, além do déficit de práticas específicas de autocuidado no uso do medicamento anticoagulante. 2) Identificação do conhecimento e necessidades de pacientes acompanhados ambulatorialmente a respeito dos anticoagulantes orais, por meio de grupos focais com pacientes em uso permanente da medicação em um hospital de referência Norte-Nordeste em Cardiologia, em Recife-PE, Brasil, no período de janeiro e fevereiro de 2024. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas gravadas com o auxílio do roteiro semiestruturado elaborado pelos pesquisadores. A análise qualitativa foi instrumentalizada pelo Software IRAMUTEQ. Os achados foram interpretados de acordo com os requisitos do autocuidado propostos pela Teoria de Dorothea Orem, no qual foram identificadas e nomeadas as classes geradas pelo software IRAMUTEQ. Resultados: Da análise dos dados emergiram três eixos temáticos e suas respectivas classes: “requisitos universais”, “requisitos de desenvolvimento” e “requisitos de desvios de saúde”. A amostra dos cinco grupos focais foi composta por 20 participantes com média de idade de 60,5 anos (DP± 12,12). Os resultados revelam que os pacientes enfrentam déficits de autocuidado especialmente relacionados ao medicamento. Destacaram-se dificuldades no acesso a informações medicamentosas, no controle da coagulação e na adesão ao tratamento. Além disso, os participantes relataram mudanças no estilo de vida, como alterações alimentares, limitações físicas e preocupações financeiras. Sentimentos de insegurança e ansiedade frente à terapia contínua com o medicamento foram frequentes. A tecnologia educacional construída e validada nas etapas seguintes do estudo, que emergiu dos grupos focais foi a do tipo cartilha educacional. 3) Construção e validação da cartilha educacional para a promoção do autocuidado para pacientes anticoagulados alinhadas às necessidades específicas identificadas nos encontros grupais. O estudo foi alicerçado pelos pressupostos da Teoria de Orem, literatura científica, pelas recomendações acerca das orientações para a concepção de materiais educativos e necessidades dos participantes que emergiram dos grupos focais. O processo de construção e validação da cartilha educacional foi realizado no período de abril de 2024 a janeiro de 2025. A versão final da cartilha possui 42 páginas divididas em sessões relacionadas à terapêutica, necessidades e experiências vivenciadas pelos pacientes. Participaram da validação de conteúdo 26 juízes enfermeiros especialistas e da avaliação de aparência 12 pacientes considerados público-alvo. Utilizou-se o instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde (IVCES). A cartilha educacional obteve Índice de Validade de Conteúdo por Item (I-IVC) geral de 0,97, obtendo nível de concordância alto entre os juízes. Quanto à avaliação da aparência, utilizou-se o Instrumento de 10 Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde (IVATES), sendo o I-IVC geral de 0,98, indicando que tecnologia foi considerada adequada pelo público-alvo. Conclusão: A cartilha educacional criada é válida, e, portanto, poderá ser utilizada e compartilhada com pacientes anticoagulados e profissionais de saúde, em especial enfermeiros, que realizam educação em saúde a este público. Espera-se que a implementação da cartilha possa promover o autocuidado, fortalecer a adesão medicamentosa e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Anticoagulantes | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Cartilha educacional para a promoção do autocuidado de pacientes em uso de anticoagulantes orais à Luz da Teoria de Orem | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5861584758558498 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Oral anticoagulants are medications used to prevent thromboembolic events, requiring regular laboratory monitoring and the adoption of measures that foster self-care, medication adherence, and complication prevention through information. The role of nursing professionals demands comprehensive care directed at anticoagulated patients. Educational technologies are tools that can assist in delivering health education to this group. Objective: To describe the development and evaluation process of an educational booklet aimed at promoting self-care among patients using oral anticoagulants, from the perspective of Orem’s Theory. Method: A methodological study with a mixed-methods approach was conducted, approved by the UFPE Research Ethics Committee (CAAE No. 75807223.4.0000.5208; Approval No. 6.599.106), consisting of the following stages: 1) Identification of essential self-care knowledge via an integrative literature review using sources such as BVS, BIREME, Web of Science, PubMed, and Scopus. The analysis of six articles revealed that knowledge about oral anticoagulants directly influences treatment adherence and patient self-care. Seeking information and knowledge emerged as a self-care strategy, along with a noted deficit in specific self-care practices related to anticoagulant use. 2) Assessment of patients’ knowledge and needs, through focus groups with outpatients who use the medication continuously at a cardiology reference hospital in the Northeast (Recife-PE, Brazil) during January–February 2024. Data were collected via recorded interviews guided by a semi- structured script developed by the researchers. Qualitative analysis was conducted using IRAMUTEQ software. Findings were interpreted based on Orem’s self-care requisites, and the classes generated by IRAMUTEQ were identified and labeled accordingly. Results: Three thematic axes emerged from data analysis, along with their respective classes: "universal requisites," "developmental requisites," and "health deviation requisites." The focus groups comprised 20 participants (mean age 60.5 years; SD ± 12.12). Results indicated self-care deficits particularly regarding the medication. Participants highlighted difficulties in accessing drug information, controlling coagulation, and adhering to treatment. Lifestyle changes such as dietary adaptations, physical limitations, and financial concerns were reported. Feelings of insecurity and anxiety related to continuous medication use were frequent. The educational technology developed and validated in subsequent stages—emerging from the focus group findings—was an educational booklet. 3) Construction and validation of the educational booklet, aligned with the specific needs identified in group discussions, Orem’s Theory, scientific literature, and guidelines for educational material design. This process took place from April 2024 to January 2025. The final booklet spans 42 pages, organized into sections addressing therapy, patient needs, and experiences. Content validation involved 26 specialist nurse judges; appearance evaluation included 12 members of the target audience. The IVCES (Content Validation Index for Educational Health materials) yielded an overall Item-Level Content Validity Index (I-CVI) of 0.97, indicating high agreement among judges. For appearance assessment, using the IVATES (Appearance Validation Instrument for Health Educational Technologies), the overall I-CVI was 0.98, demonstrating that the technology was considered suitable by the target audience. Conclusion: The educational booklet developed is valid and can be used and shared with anticoagulated patients and healthcare professionals—particularly nurses—who provide health education to this population. Its implementation is expected to promote self-care, enhance medication adherence, and contribute to improving patients’ quality of life. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TESE Karyne Kirley Negromonte Gonçalves.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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