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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66014

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Título: Python como ferramenta pedagógica para o ensino de estatística: uma análise das percepções e aplicações baseadas na abordagem construcionista.
Autor(es): SILVA, Claudianny Letícia Trajano da
Palavras-chave: Programação; Estatística; Construcionismo; Educação Matemática; Pensamento Computacional
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: SILVA, Claudianny Letícia Trajano da. Python como ferramenta pedagógica para o ensino de estatística: uma análise das percepções e aplicações baseadas na abordagem construcionista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A crescente presença das tecnologias digitais na sociedade tem ampliado as possibilidades no ensino, sobretudo no contexto da Educação Matemática. Ao relacionar essa integração com a abordagem construcionista e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza o desenvolvimento do pensamento computacional, da análise crítica e da resolução de problemas, o uso de programação surge na parte da educação com o objetivo de tornar o ensino mais contextualizado e engajador. Nesta perspectiva, este presente trabalho buscou investigar como estudantes, com diferentes vínculos com a educação, do projeto “Amor Pythônico” oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco percebem o uso da linguagem de programação Python como recurso pedagógico no ensino da Estatística. A pesquisa tem caráter qualitativo e visou compreender a concepção e entre outros aspectos, se tais estudantes reconhecem as possibilidades do uso de Python no contexto educacional para o desenvolvimento de um aprendizado construcionista da educação estatística e se conseguem relacioná-la aos objetivos e competências propostas pela BNCC, não apenas refletindo sobre a integração entre a programação e matemática, mas também avaliar se há espaço, na visão dos futuros docentes, para uma abordagem construcionista que favoreça a aprendizagem ativa, crítica e interdisciplinar por meio do uso de ferramentas computacionais como a linguagem de programação Python. Com isso, esta pesquisa evidenciou que os estudantes reconhecem a integração da linguagem de programação Python como uma ferramenta eficaz para o ensino de estatística. Mesmo sem conhecerem diretamente a teoria do construcionismo, demonstram aderir a seus princípios ao buscar uma aprendizagem mais interativa, visual e significativa. Nesse sentido, observa-se a necessidade de uma formação contínua voltada ao uso de tecnologias no contexto educacional, bem como o aprofundamento em metodologias pedagógicas, como a proposta de Seymour Papert, cujos princípios dialogam com as percepções dos participantes, embora não sejam explicitamente conhecidos por eles. Além disso, destaca-se a importância de saber utilizar recursos presentes no cotidiano, como as tecnologias digitais, no processo de ensino-aprendizagem. O uso de ferramentas computacionais, como Python, revela grande potencial educacional, especialmente no desenvolvimento do letramento estatístico, ao tornar conceitos abstratos mais acessíveis e contextualizados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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