Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65982
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FEITOSA, Ricardo Augusto de Saboia | - |
dc.contributor.author | SILVA, Fernando Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T16:15:10Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T16:15:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernando Santos da. Redes Sociais Digitais: Processos educomunicativos nos debates sobre questões de gênero no cotidiano de jovens do ensino médio de escolas públicas do Agreste pernambucano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Comunicação Social - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65982 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa os usos das redes sociais digitais por estudantes do ensino médio de escolas públicas do Agreste pernambucano, com foco nas questões de gênero e sexualidade. Nessas plataformas, grupos conservadores operam um ciclo de controle discursivo que se inicia com a retórica da “ideologia de gênero”, sustentada por discursos de pânico moral, e se intensifica por meio da disseminação de fake news, do uso de estratégias de tráfego pago e da lógica algorítmica que estrutura os ambientes digitais, configurando uma dinâmica utilizada por esses grupos para manter sua hegemonia. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e caráter teórico-empírico, que articula revisão de conteúdo e entrevistas semiestruturadas realizadas entre abril e junho de 2023 com estudantes egressos de escolas públicas do ensino médio do Agreste pernambucano, permitindo a compreensão das percepções e experiências de estudantes agrestinos. Os resultados evidenciam os múltiplos modos de uso das redes sociais por esses jovens em contextos educacionais formais e informais, bem como a necessidade de ações de mediação educomunicacional e de uma formação crítica para o uso da mídia nas escolas públicas da região. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ideologia de gênero | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidades | pt_BR |
dc.subject | Rede social digital | pt_BR |
dc.title | Redes sociais digitais: processos educomunicativos nos debates sobre questões de gênero no cotidiano de jovens do ensino médio de escolas públicas do Agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4064455137803004 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5846187515027421 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research analyzes the use of digital social media by high school students in public schools in the Agreste region of Pernambuco, focusing on issues of gender and sexuality. On these platforms, conservative groups operate a cycle of discursive control that begins with the rhetoric of "gender ideology," sustained by discourses of moral panic, and intensifies through the dissemination of fake news, the use of paid traffic strategies, and the algorithmic logic that structures digital environments, configuring a dynamic used by these groups to maintain their hegemony. This is a qualitative and quantitative study with a theoretical and empirical approach, combining content review and semi-structured interviews conducted between April and June 2023 with students graduating from public high schools in the Agreste region of Pernambuco, allowing us to understand the perceptions and experiences of Agreste students. The results highlight the multiple ways in which these young people use social networks in formal and informal educational contexts, as well as the need for educommunicational mediation actions and critical training for the use of media in public schools in the region. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fernando Santos da Silva.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons