Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65975

Compartilhe esta página

Título: Integração de nuvem de pontos obtidas com UAS e smartphone para documentação 3D de patrimônio histórico: estudo de caso no casarão da Várzea - Recife/PE
Autor(es): ARAUJO JUNIOR, Waldson Lemos
Palavras-chave: Fotogrametria; UAS; Smartphone; Patrimônio histórico; Modelagem 3D
Data do documento: 14-Ago-2025
Citação: ARAUJO JUNIOR, Waldson Lemos. Integração de nuvem de pontos obtidas com UAS e smartphone para documentação 3D de patrimônio histórico: estudo de caso no Casarão da Várzea - Recife/PE. 2025. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Departamento de Engenharia Cartográfica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta uma metodologia que pode ser aplicada para documentação tridimensional de patrimônio histórico a partir da integração de nuvens de pontos obtidas por Unmanned Aircraft System (UAS) com sistema GNSS PPK e por smartphone, utilizando o aplicativo Pix4Dcatch. O estudo foi conduzido no Casarão da Várzea, Recife–PE, imóvel de relevância histórico-cultural situado em área urbana com restrições de acesso e interferências visuais (árvores de grande porte) quando considerado o levantamento aéreo. A metodologia compreendeu o uso de uma nuvem de pontos 3D previamente levantada usando plataforma de UAS (Phantom 4 Advanced) e complementada por meio da fotogrametria terrestre, com captura de dados usando o smartphone. O processamento individual das nuvens em Pix4Dmatic e a posterior integração em um mesmo sistema de referência (SIRGAS 2000, UTM fuso 25S), complementa a metodologia proposta. A avaliação da acurácia foi realizada por meio de comparação das coordenadas de pontos de verificação medidos em campo com as extraídas da nuvem integrada, resultando em Erro Quadrático Médio (RMSE) global de 0,009m. Os resultados demonstram que a abordagem híbrida de levantamentos (aéreo e terrestre) usando soluções comerciais de baixo custo, amplia a completude e o nível de detalhe do modelo 3D, mantendo precisão compatível com levantamentos de alta qualidade para fins de documentação de patrimônio histórico. A metodologia mostrou-se viável, econômica e replicável em diferentes contextos urbanos, contribuindo para a preservação e gestão de bens culturais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65975
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons