Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65972

Compartilhe esta página

Título: Os gêneros do discurso como objetos de ensino: uma análise das propostas de intervenção em produção textual escrita do ProfLetras da UFPE
Autor(es): AMORIM, Emilly Barros
Palavras-chave: Produção de texto; Ensino de língua portuguesa; ProfLetras
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: AMORIM, Emilly Barros. Os gêneros do discurso como objetos de ensino: uma análise das propostas de intervenção em produção textual escrita do ProfLetras da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras/Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: No presente trabalho, buscamos analisar o lugar da produção textual escrita nas propostas de intervenção didática de dissertações de mestrado do ProfLetras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o que se justifica pela relevância do programa e pela importância do trabalho com o eixo da produção de textos em sala de aula. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram selecionadas, com base em critérios pré-estabelecidos, duas dissertações, as quais foram analisadas com base na teoria dos gêneros do discurso, de Bakhtin (2016), bem como nas concepções de ensino de produção textual escrita de Marcuschi (2008) e Menegassi e Gasparotto (2019), os quais acrescem à discussão da concepção interacionista dos gêneros. Também foi discutida a metodologia de Sequência Didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que aparece em ambas as ações propositivas analisadas. Os resultados indicam que, majoritariamente, há uma preocupação com o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula, especialmente para o desenvolvimento da escrita a partir dos contextos que cada proposta interventiva apresenta. Com base nisso, esta pesquisa contribui para a reflexão acerca da formação continuada dos professores de língua portuguesa, levando em consideração o contexto do ProfLetras da UFPE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65972
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emilly Barros Amorim.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons