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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65966
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Salles, Conceição Gislane Nóbrega Lima de | - |
dc.contributor.author | Santos, Bárbara Luana Soares dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T14:04:43Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T14:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Bárbara Luana Soares dos. Entre o afeto e a afetividade: o que nos dizem as professoras da educação Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65966 | - |
dc.description.abstract | Essa produção buscou compreender como os sentidos do afeto e afetividade são constituídos nas práticas e experiências docentes, partindo da premissa de que a infância é um tempo-espaço potente e que acontece dentro da experiência aiónica (Kohan, 2015), de modo que a valorização do afeto é fundamental para o reconhecimento da criança como um sujeito de direitos, sensível e ativo. A pesquisa se ancora em um olhar que se abre às irrupções, descobertas e sentidos outros atrelados ao afeto, por meio da conversação com três docentes da Educação Infantil da rede municipal de Caruaru, partindo da ideia de que a prática docente se constitui na tecitura de relações, onde o afeto é uma dimensão vital da ação educativa, e não um acessório. Dialogando centralmente com três concepções teóricas centrais: Henri Wallon (1978) onde a afetividade é um dos pilares do desenvolvimento infantil e o primeiro meio de interação da criança com o mundo; Baruch Spinoza (2009, 2009) contribui com uma perspectiva ontológica, de afeto como modificações do corpo que aumentam ou diminuem a potência de agir do ser; Lev Vygotsky (2003) reforçar que as emoções não são passivas, mas sim organizadoras internas do comportamento, indispensáveis para a aprendizagem significativa e para a constituição da consciência. Ao analisar essas perspectivas, a pesquisa conclui que o afeto, não se restringe a uma simples estratégia didática, é uma força motriz que sustenta o desejo, a curiosidade e a construção de sentido. O estudo, portanto, vislumbra contribuir para um debate que ressignifica o lugar da afetividade na Educação Infantil, valorizando sua potência para além da mera aprendizagem, e reconhecendo o percurso da criança como uma expressão de seu próprio desejo de existir. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Entre o afeto e a afetividade: o que nos dizem as professoras da educação infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Bárbara Luana Soares dos Santos.pdf | 428,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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