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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSalles, Conceição Gislane Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorSantos, Bárbara Luana Soares dos-
dc.date.accessioned2025-09-16T14:04:43Z-
dc.date.available2025-09-16T14:04:43Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Bárbara Luana Soares dos. Entre o afeto e a afetividade: o que nos dizem as professoras da educação Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65966-
dc.description.abstractEssa produção buscou compreender como os sentidos do afeto e afetividade são constituídos nas práticas e experiências docentes, partindo da premissa de que a infância é um tempo-espaço potente e que acontece dentro da experiência aiónica (Kohan, 2015), de modo que a valorização do afeto é fundamental para o reconhecimento da criança como um sujeito de direitos, sensível e ativo. A pesquisa se ancora em um olhar que se abre às irrupções, descobertas e sentidos outros atrelados ao afeto, por meio da conversação com três docentes da Educação Infantil da rede municipal de Caruaru, partindo da ideia de que a prática docente se constitui na tecitura de relações, onde o afeto é uma dimensão vital da ação educativa, e não um acessório. Dialogando centralmente com três concepções teóricas centrais: Henri Wallon (1978) onde a afetividade é um dos pilares do desenvolvimento infantil e o primeiro meio de interação da criança com o mundo; Baruch Spinoza (2009, 2009) contribui com uma perspectiva ontológica, de afeto como modificações do corpo que aumentam ou diminuem a potência de agir do ser; Lev Vygotsky (2003) reforçar que as emoções não são passivas, mas sim organizadoras internas do comportamento, indispensáveis para a aprendizagem significativa e para a constituição da consciência. Ao analisar essas perspectivas, a pesquisa conclui que o afeto, não se restringe a uma simples estratégia didática, é uma força motriz que sustenta o desejo, a curiosidade e a construção de sentido. O estudo, portanto, vislumbra contribuir para um debate que ressignifica o lugar da afetividade na Educação Infantil, valorizando sua potência para além da mera aprendizagem, e reconhecendo o percurso da criança como uma expressão de seu próprio desejo de existir.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleEntre o afeto e a afetividade: o que nos dizem as professoras da educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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