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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65963

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorSOUZA, Candida Marta Santos de-
dc.date.accessioned2025-09-16T13:22:29Z-
dc.date.available2025-09-16T13:22:29Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Cândida Marta Santos de. A fauna sinantrópica a partir da animação "Próxima parada: lar doce lar" para o ensino da biologia. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65963-
dc.description.abstractO desenvolvimento de práticas pedagógicas que tenham por meta o protagonismo estudantil na construção do conhecimento, tem sido o objetivo primordial de todo docente comprometido com a educação. Desta forma, muitas possibilidades têm surgido e uma delas é a utilização de filmes como instrumento didático para a abordagem de temas da Biologia como a da fauna sinantrópica que trata da presença de animais no convívio com a humanidade e suas implicações. A questão, no entanto, é como estruturar a utilização de um filme de animação em sala de aula de forma que possa ser transformador de aulas meramente expositivas em aulas dinâmicas, com objetivos bem claros e possíveis de serem postos em práticas? O objetivo, então, é desenvolver uma sequência didática que possa ser aplicada ao estudo da fauna sinantrópica com o uso do filme “Próxima parada: lar doce lar” que é uma animação pouco conhecida, porém com um grande potencial a ser utilizado no processo de ensino aprendizagem que culmina na produção de um guia sobre a utilização didática dos filmes de animação em geral. Foi considerada a análise do potencial do uso de filmes nas aulas de Biologia e a determinação dos pontos a serem considerados para a elaboração de uma sequência didática e para produção do guia direcionado aos professores. Em seguimento à pesquisa, a escolha do filme provou ser de grande potencial, uma vez que considera as características zoológicas dos personagens representantes da fauna sinantrópica de acordo com pesquisas anteriores sobre a utilização de filmes de animação já realizadas. A partir das informações obtidas nasce o guia composto de 30 páginas que reúne informações importantes aos professores de forma que a utilização dos filmes de animação seja efetivamente utilizada como um instrumento a mais no alcance dos objetivos propostos. A utilização de filmes de animação como fonte de informações podem corroborar com os conceitos estudados na Biologia do Ensino Médio no contexto da fauna sinantrópica. O filme em questão trata da fuga perpetrada por um grupo de animais reconhecidamente indesejados pelo potencial grau de periculosidade aos humanos mas que podem muito bem ser encontrados em situação de sinantropia. Espera-se que a delimitação da sequência didática proposta e o guia de orientações a ser utilizada pelos professores estimulem a curiosidade sobre o tema e sirva de incentivo à pesquisa científica, demonstrando contribuir com criatividade o ensino da Biologia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectFilmes de animaçãopt_BR
dc.subjectObras cinematográficaspt_BR
dc.titleA fauna sinantrópica a partir da animação "Próxima parada : lar doce lar" para o ensino da biologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3887098021729583pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe development of pedagogical practices that aim to encourage students to play a leading role in the construction of knowledge has been the primary objective of every teacher committed to education. In this way, many possibilities have arisen and one of them is the use of films as a didactic tool for approaching biology topics such as synanthropic fauna, which deals with the presence of animals in contact with humanity and its implications. The question, however, is how to structure the use of an animated film in the classroom so that it can transform merely expository lessons into dynamic ones, with clear objectives that can be put into practice. The aim, then, is to develop a didactic sequence that can be applied to the study of synanthropic fauna using the film “Back to the Outback”, which is a little-known animation, but with great potential to be used in the teaching-learning process, culminating in the production of a guide on the didactic use of animated films in general. An analysis was made of the potential of using films in biology lessons and the points to be taken into account when drawing up a teaching sequence and producing a guide for teachers. Following the research, the choice of film proved to be of great potential, since it takes into account the zoological characteristics of the characters representing synanthropic fauna, in line with previous research on the use of animated films. From the information obtained, a 30-page guide was created, which brings together important information for teachers so that the use of animated films can be effectively used as an additional tool to achieve the proposed objectives. The use of animated films as a source of information can corroborate the concepts studied in high school biology in the context of synanthropic fauna. The film in question deals with the escape of a group of animals that are known to be undesirable due to their potential danger to humans, but which may well be found in a situation of synanthropy. It is hoped that the proposed didactic sequence and the guidelines to be used by teachers will stimulate curiosity about the subject and serve as an incentive for scientific research, demonstrating a creative contribution to biology teaching.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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