Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65959
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | BRITO, Suzany Vitoria Feitosa de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T12:31:09Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T12:31:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-25 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Suzany Vitória Feitosa de. A formação do leitor/a literário/a nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65959 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se insere nas discussões sobre a relação entre formação leitora, livros literários infantis e os processos de alfabetização e letramento. Tem por objetivo geral compreender como a formação leitora, através dos livros literários infantis, é contemplada nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Caruaru-PE. O recorte teórico baseia-se em Soares (2010; 2020), Gregorin Filho (2009), Meirelles (2016), Silva e Martins (2010) e Coelho (2000), para discutir a história da literatura infantil e seus desdobramentos nas salas de aula, enfatizando a formação de leitores alfabetizados e letrados como aspecto essencial para a vivência em um mundo grafocêntrico. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, e os dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas docentes do 1º ano e quatro do 2º ano do Ensino Fundamental. A análise de conteúdo foi usada para tratar os dados, buscando identificar como os livros eram utilizados e escolhidos para serem usados em sala de aula. Os resultados indicam que a formação leitora parece ocorrer de maneira integrada à alfabetização e ao letramento, pois, ao ouvir, recontar e interpretar histórias desde cedo, as crianças demonstram maior interesse e criatividade no processo de aprendizagem, ampliando e aperfeiçoando sua formação leitora. | pt_BR |
dc.format.extent | 16p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Formação leitora | pt_BR |
dc.subject | Livros literários | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor/a literário/a nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_TCC - SUZANY VITÓRIA FEITOSA DE BRITO.pdf | 278,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons