Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65959

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorBRITO, Suzany Vitoria Feitosa de-
dc.date.accessioned2025-09-16T12:31:09Z-
dc.date.available2025-09-16T12:31:09Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-08-25-
dc.identifier.citationBRITO, Suzany Vitória Feitosa de. A formação do leitor/a literário/a nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65959-
dc.description.abstractEste trabalho se insere nas discussões sobre a relação entre formação leitora, livros literários infantis e os processos de alfabetização e letramento. Tem por objetivo geral compreender como a formação leitora, através dos livros literários infantis, é contemplada nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Caruaru-PE. O recorte teórico baseia-se em Soares (2010; 2020), Gregorin Filho (2009), Meirelles (2016), Silva e Martins (2010) e Coelho (2000), para discutir a história da literatura infantil e seus desdobramentos nas salas de aula, enfatizando a formação de leitores alfabetizados e letrados como aspecto essencial para a vivência em um mundo grafocêntrico. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, e os dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com duas docentes do 1º ano e quatro do 2º ano do Ensino Fundamental. A análise de conteúdo foi usada para tratar os dados, buscando identificar como os livros eram utilizados e escolhidos para serem usados em sala de aula. Os resultados indicam que a formação leitora parece ocorrer de maneira integrada à alfabetização e ao letramento, pois, ao ouvir, recontar e interpretar histórias desde cedo, as crianças demonstram maior interesse e criatividade no processo de aprendizagem, ampliando e aperfeiçoando sua formação leitora.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.subjectLivros literáriospt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.titleA formação do leitor/a literário/a nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_TCC - SUZANY VITÓRIA FEITOSA DE BRITO.pdf278,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons