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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorCARVALHO, Maria Eduarda de Azevedo-
dc.date.accessioned2025-09-16T12:03:15Z-
dc.date.available2025-09-16T12:03:15Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Eduarda de Azevedo. Eletroquímica: uma sequência didática com ênfase nas aprendizagens significativa e tangencial a partir do uso do cinema em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65954-
dc.description.abstractEste trabalho investiga as contribuições da aprendizagem tangencial e significativa para o ensino de eletroquímica no Ensino Médio por meio da aplicação de uma sequência didática baseada em cenas do personagem Homem de Ferro. A proposta parte da constatação de que muitos estudantes apresentam dificuldades na assimilação de conceitos científicos, especialmente, quando o conteúdo não se relaciona diretamente com seus interesses ou experiências prévias. Para enfrentar esse desafio, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, desenvolvida junto a uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Pernambuco, integrando elementos da cultura cinematográfica ao ensino formal. A sequência didática foi composta por três encontros pedagógicos e um estudo de caso, nos quais os estudantes foram desafiados a resolver o “assassinato do Homem de Ferro” com base nos princípios da eletroquímica. As atividades foram planejadas para estimular a curiosidade e o engajamento dos alunos, promovendo a construção de conhecimentos por meio de interações significativas com conteúdos anteriormente adquiridos. Os dados foram coletados por meio de registros em diário de bordo, produções escritas e análise da frequência dos estudantes. Os resultados indicaram que os alunos que participaram integralmente das atividades apresentaram maior compreensão dos conceitos de oxirredução, funcionamento de pilhas e baterias, e esquematização de sistemas eletroquímicos. A experiência demonstrou que a utilização de narrativas midiáticas, alinhadas a estratégias de ensino significativas, pode potencializar o interesse, a participação e a apropriação de conteúdos complexos como os da eletroquímica. Concluiu-se, portanto, que a integração entre cinema, aprendizagem significativa e ensino de Química constitui uma alternativa pedagógica eficaz, especialmente, em contextos em que há baixa motivação e dificuldades conceituais entre os estudantes.pt_BR
dc.format.extent89p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAprendizagem tangencialpt_BR
dc.subjectEstudo de Casopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleEletroquímica: uma sequência didática com ênfase nas aprendizagens significativa e tangencial a partir do uso do cinema em sala de aula.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1405472117227201pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the contributions of tangential and meaningful learning to high school electrochemistry education through the implementation of a teaching sequence based on scenes featuring the character Iron Man. The proposal stems from the observation that many students struggle to assimilate scientific concepts, particularly when the content does not directly relate to their interests or prior experiences. To address this challenge, a qualitative methodological approach was adopted and carried out with a third-year high school class at a state public school in Pernambuco, integrating elements of cinematic culture into formal instruction. The teaching sequence comprised three pedagogical sessions and a case study in which students were challenged to solve the "Iron Man murder" mystery using the principles of electrochemistry. The activities were designed to stimulate student curiosity and engagement, promoting knowledge construction through meaningful interactions with previously acquired content. Data were collected through logbook entries, written productions, and analysis of student attendance. The results indicated that students who fully participated in the activities demonstrated a deeper understanding of the concepts of oxidation-reduction, battery operation, and the schematization of electrochemical systems. The experience showed that the use of media narratives, when aligned with meaningful teaching strategies, can enhance interest, participation, and the assimilation of complex content such as electrochemistry. It was concluded, therefore, that the integration between cinema, tangential learning and Chemistry teaching constitutes an effective pedagogical alternative, especially in contexts where there is low motivation and conceptual difficulties among students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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