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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65942
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz | - |
dc.contributor.author | SILVA, Suellen Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T20:46:35Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T20:46:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Suellen Maria da. Mapeamento das demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física matriculados na Rede municipal do Recife.2025. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65942 | - |
dc.description.abstract | Introdução: crianças e adolescentes com deficiência física (DF) podem ter comprometimentos na coordenação motora global, na fala e na capacidade de manipular objetos de sua rotina funcionalmente, afetando sua participação em atividades de vida diária e em atividades escolares. Para que estudantes com DF vivenciem, explorem e participem do ambiente educacional, são indispensáveis adequações no ambiente, resultando em alterações na estrutura escolar, disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva (TA); Objetivo: descrever as demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física do ensino fundamental 1 de escolas da RPA4 do Recife, a partir do seu perfil sociodemográfico, da saúde e funcional e do desempenho ocupacional em atividades escolares; Método: estudo de campo, transversal, descritivo e quantitativo realizado com 27 estudantes com DF matriculados no ensino fundamental 1 , nas escolas da Região Político Administrativa (RPA) 4 do Recife; Resultados: A maioria dos estudantes são do sexo masculino, de baixa renda, têm a causa da DF de origem neurológica e necessitam de muito suporte na mobilidade funcional, assim como no uso do vaso; Conclusão: destaca-se a necessidade de auxílio para material escolar, adequação da postura sentada e adaptações estruturais para acessibilidade. Esse estudo traduz a realidade dos estudantes com DF do ensino fundamental 1, de apenas uma das 6 RPAs do Recife. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.title | Mapeamento das demandas de Tecnologia Assistiva de estudantes com deficiência física matriculados na Rede municipal do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3344486616150063 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0812126417726702 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Children and adolescents with physical disabilities (PD) may have difficulties with gross motor coordination, speech, and the functional ability to manipulate everyday objects, compromising their participation in school and daily life activities. For students with PD to experience, explore, and participate in the educational environment, the environment must be adapted to meet their individual needs, resulting in changes to the school structure and the provision of Assistive Technology (AT) resources. Objective: To describe the Assistive Technology demands of students with physical disabilities in the early years of elementary school in schools in Recife's RPA4 region, based on their sociodemographic, health, and functional profiles, as well as their occupational performance in school activities. Method: A cross-sectional, descriptive, and quantitative field study was conducted with 27 students with PD enrolled in the early years of elementary school in schools in Recife's Political-Administrative Region (RPA) 4. Results: Most students are male, low-income, have neurological causes of SCD, and require significant support for functional mobility and toileting. Conclusion: The need for assistance with school supplies, improved sitting posture, and structural adaptations for accessibility is highlighted. This study does not capture the entire universe of students with SCD in the early grades of elementary school in Recife, which has six RPAs. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-2573-6534 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC SUELLEN MARIA DA SILVA.pdf Artículo embargado hasta 2026-09-11 | 470,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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