Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65941

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLYRA, ÉRICA VERÔNICA DE VASCONCELOS-
dc.contributor.authorSOARES, BÁRBARA VITÓRIA DE LIRA-
dc.date.accessioned2025-09-15T20:40:11Z-
dc.date.available2025-09-15T20:40:11Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationSOARES, Bárbara Vitória de Lira. Disfunções sexuais e o papel da educação sexual junto à pessoa idosa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65941-
dc.description.abstractIntrodução: A sexualidade na velhice permanece marcada por estigmas sociais, silenciamentos e desinformação, o que compromete o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa idosa. Disfunções sexuais comuns nessa fase da vida são naturalizadas e comumente negligenciadas pelos serviços de saúde. Nesse contexto, a educação sexual surge como uma ferramenta potencial para promover autonomia, compreensão e enfrentamento dessas questões. Método: Foi realizada revisão bibliográfica. Após a busca em bases de dados, leitura de títulos e resumos, foram selecionados 7 estudos que abordam a sexualidade na velhice, a educação sexual como estratégia de cuidado e a atuação da Terapia Ocupacional frente às disfunções sexuais, dialogando com os objetivos do estudo. Resultados: Os estudos analisados apontam que os principais desafios enfrentados pela pessoa idosa envolvem tabus, falta de informação, dificuldades de diálogo e ausência de políticas públicas sensíveis à sexualidade. A Enfermagem traz contribuições por meio de ações educativas, enquanto a Terapia Ocupacional reconhece a sexualidade como ocupação, embora ainda necessite de estratégias práticas efetivas. Conlusão: A educação sexual se mostra essencial para promover autonomia, enfrentamento de disfunções sexuais e valorização da sexualidade na velhice. A Terapia Ocupacional reconhece essa dimensão como parte das Atividades de Vida Diária, mas ainda carece de estratégias práticas que integrem o tema ao cuidado. Reforça-se a importância de ampliar ações interdisciplinares que incluam a sexualidade como parte legítima do cuidado integral à pessoa idosa.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.subjectPESSOA IDOSApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO SEXUALpt_BR
dc.subjectQUALIDADE DE VIDApt_BR
dc.titleDISFUNÇÕES SEXUAIS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO SEXUAL JUNTO À PESSOA IDOSApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7012374048738787pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5978960853077307pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Sexuality in old age remains marked by social stigma, silencing, and misinformation, which compromises the well-being and quality of life of older adults. Common sexual dysfunctions at this stage of life are naturalized and often neglected by health services. In this context, sex education emerges as a potential tool to promote autonomy, understanding, and coping with these issues. Method: A narrative literature review was conducted. After searching databases and reading titles and abstracts, seven studies were selected that address sexuality in old age, sex education as a care strategy, and the role of Occupational Therapy in addressing sexual dysfunctions, aligning with the study objectives. Results: The studies analyzed indicate that the main challenges faced by older adults involve taboos, lack of information, difficulties in dialogue, and the absence of sexuality-sensitive public policies. Nursing contributes through educational initiatives, while Occupational Therapy recognizes sexuality as an occupation, although it still lacks effective practical strategies. Conclusion: Sex education proves essential for promoting autonomy, addressing sexual dysfunctions, and valuing sexuality in old age. Occupational Therapy recognizes this dimension as part of Activities of Daily Living, but still lacks practical strategies that integrate the topic into care. This reinforces the importance of expanding interdisciplinary initiatives that include sexuality as a legitimate part of comprehensive care for older adults. Keywords: Occupational Therapy; Aged; Sex Education; Quality of Life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-6454-3424pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BARBARA VITORIA DE LIRA SOARES.pdf
  Item embargado até 2026-09-15
247,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons