Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65937

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAIARDI, Yara Cristina Labronici-
dc.contributor.authorBARROS, Gustavo de Araújo-
dc.date.accessioned2025-09-15T20:03:46Z-
dc.date.available2025-09-15T20:03:46Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-14-
dc.identifier.citationBARROS, Gustavo de Araújo. O que saiu do papel? Uma análise do Plano Diretor Cicloviário do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65937-
dc.description.abstractO Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR), vigente de 2014 a 2024, estabeleceu metas para a expansão da malha cicloviária no Recife e em cidades vizinhas, abordando também integração modal, estacionamento, governança e educação para o trânsito. Lançado pelo Governo de Pernambuco, o plano definia diretrizes para nortear as ações cicloviárias na região. Com o fim de sua vigência, este estudo busca diagnosticar em que medida a malha cicloviária proposta para o Recife foi efetivamente implementada, avaliando sua extensão, distribuição espacial e tipologia. A metodologia combina revisão bibliográfica e documental, diretrizes técnicas nacionais e internacionais e análise geoespacial da malha existente, com dados oficiais do Recife e do PDC/RMR. Foram produzidas tabelas comparativas e cartografias georreferenciadas para avaliar a correspondência entre a malha prevista e a existente, em traçado e tipologia. A análise se organiza em três dimensões: (i) comparação quilométrica entre o previsto e o executado, (ii) sobreposição dos traçados das malhas, e (iii) análise da coerência tipológica da malha cicloviária implementada. Também é analisada a sinistralidade com ciclistas em relação à hierarquia viária e aos limites de velocidade do município. Os resultados indicam uma baixa taxa de congruência entre o previsto e o executado: apenas 9,5% da malha cicloviária existente está em conformidade com o plano, enquanto 90,5% encontra-se fora do traçado proposto ou apresenta discrepâncias quanto à tipologia. Embora o PDC/RMR tenha representado um marco para o planejamento da mobilidade por bicicleta no Recife, sua implementação se deu de forma parcial, com lacunas de conectividade, predomínio de estruturas com baixo grau de segregação e ausência de infraestrutura cicloviária em vias de maior circulação e risco. A malha cicloviária existente se mostra distribuída de forma incoerente frente à hierarquia viária e majoritariamente com tipologias de menor proteção do que o indicado, resultando em um padrão de sinistralidade concentrado nas vias arteriais com limites de velocidade elevados. Conclui-se que, apesar dos avanços, a execução desigual da malha proposta descumpre o estabelecido no PDC/RMR e limita a consolidação de uma política robusta de mobilidade por bicicleta no município, evidenciando descompassos entre planejamento e implementação de políticas públicas.pt_BR
dc.format.extent207p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectCicloviáriopt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.titleO que saiu do papel? Uma análise do Plano Diretor Cicloviário do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1811227117436934pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3208963275958029pt_BR
dc.description.abstractxThe Bicycle Master Plan for the Metropolitan Region of Recife (PDC/RMR), in effect from 2014 to 2024, set targets for expanding the cycling network in Recife and neighboring cities. It also addressed modal integration, parking, governance, and traffic education. Launched by the Government of Pernambuco, the plan outlined guidelines to direct cycling-related actions across the region. With its validity period now concluded, this study aims to assess the extent to which the proposed cycling network for Recife was actually implemented, evaluating its length, spatial distribution, and typology. The methodology combines a literature and document review, national and international technical guidelines, and geospatial analysis of the current network, based on official data from Recife and the PDC/RMR. Comparative tables and georeferenced maps were produced to evaluate the alignment between the planned and existing networks, in terms of both route and typology. The analysis is structured into three dimensions: (i) kilometer-wise comparison between the proposed and executed networks, (ii) spatial overlay of their routes, and (iii) assessment of typological coherence of the implemented cycling infrastructure. The study also examines cyclist crash data in relation to the road hierarchy and posted speed limits in the city. Results indicate a low level of consistency between what was planned and what was executed: only 9.5% of the current cycling network aligns with the plan, while 90.5% deviates from the proposed routes or exhibits typological discrepancies. Although the PDC/RMR represented a milestone for bicycle mobility planning in Recife, its implementation was partial, with gaps in connectivity, a predominance of low-segregation infrastructure, and a lack of cycling facilities on major, high-traffic, and high-risk roads. The current cycling network is inconsistently distributed with respect to the road hierarchy and is mostly composed of lower-protection typologies than those recommended, resulting in a crash pattern concentrated on arterial roads with higher speed limits. It is concluded that, despite some progress, the uneven execution of the proposed network falls short of the PDC/RMR’s directives and undermines the consolidation of a robust bicycle mobility policy in the city—highlighting clear mismatches between planning and the implementation of public policies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gustavo de Araújo Barros.pdf7,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons