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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65932
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Melanie Mariano da Penha | - |
dc.contributor.author | GROTH, Clara Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T17:36:43Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T17:36:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-15 | - |
dc.identifier.citation | Groth, Clara Siqueira . Programa Infância na Creche: Um olhar para a parceria público-privada na educação infantil do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65932 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa discute as parcerias público-privadas na educação adotadas pela Prefeitura do Recife no contexto do Programa infância na Creche. Este programa é uma política pública que prevê a ampliação das vagas na educação infantil por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a construção ou ampliação de creches. Este estudo foi realizado em duas creches municipais perpassadas pelo programa. A abordagem desta investigação educacional é qualitativa, para a coleta de dados elegeu-se a técnica da entrevista semi estruturada (Minayo, 2002) utilizando como instrumento um roteiro de questões semi-abertas com a finalidade de nortear a entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais da gestão escolar e uma mãe representante da comunidade atendida, na análise dos achados mobilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016), tomando o Programa Infância na Creche enquanto objeto. Os principais achados apontam fragilidades significativas no processo de implementação do programa, como a ausência de diálogo com a gestão escolar, a não participação da da comunidade escolar na elaboração do projeto e o desconhecimento parcial ou total dos sujeitos entrevistados sobre o funcionamento e os objetivos da política pública. Assim, o programa reflete o avanço da lógica neoliberal tendendo a comprometer a gestão democrática e a transformar a creche em um espaço subordinado à lógica do lucro ao invés de um espaço de construção coletiva de um projeto educacional para as infâncias. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | educação infantil | pt_BR |
dc.subject | creches | pt_BR |
dc.subject | neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.subject | gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Programa Infância na Creche: Um olhar para a parceria público-privada na educação infantil do Recife. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8931031560073385 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC_CLARA_SIQUEIRA_GROTH_versão para depósito_assinado.pdf | 372,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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